“Discutindo a relação”


Walter Feldman lança na Câmara livro sobre as visões e o papel de São Paulo no cenário nacional

O deputado licenciado Walter Feldman (SP) lança na próxima quarta-feira (6), na Câmara, o livro “São Paulo, Brasil: discutindo a relação” (veja aqui a capa). O evento ocorrerá das 17h30 às 20h no Café do Salão Verde. Com objetividade e bom humor, o atual secretário de Esporte do município de SP foca em sua obra a relação de amor/rancor que às vezes ainda vigora em relação a proeminência do estado no cenário nacional. Seria o Brasil pobre porque São Paulo é rico? Essa visão é errada na análise de Feldman.

Num estilo leve e intrigante, o autor ressalta as circunstâncias sociais, políticas e econômicas que levaram São Paulo a se tornar um berço e um estímulo à modernidade brasileira. Sua experiência dentro do quadro político sempre o auxiliaram em suas ponderações. O livro ressalta também a generosidade com que o estado e sua capital acolheram de braços abertos migrantes estrangeiros e nacionais em momentos difíceis de suas vidas.

Sob a ótica do plano econômico, a obra celebra o incessante surgimento de novos pólos de desenvolvimento pelo país afora e o quanto São Paulo tem a ganhar com esses novos interlocutores de um Brasil internacionalmente mais respeitado e internamente produtivo.

De acordo com o autor, São Paulo não tem por que levar mais a sério o duvidoso epíteto “locomotiva do Brasil”. Com sua rica variedade de brasileiros de todos os recantos e estrangeiros das mais diversas culturas, ele quer ser, isto sim, o estado da integração nacional e global. Ainda segundo Feldman, é preciso saber que uma região pode se tornar referência em grãos, outra em minérios, outra em biodiversidade, outra em petróleo, outra em finanças, outra em pecuária, mas a missão de todos esses vagões juntos, impulsionados pela locomotiva da vez, será levar o Brasil para o destino maior que, tudo indica, o século XXI lhe está reservando.

(Da redação com informações da assessoria/ Foto: acervo SPTuris – SPTuris)

Compartilhe:
31 março, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *