Confronto em Itaipu


Fernando Francischini pede explicações do governo brasileiro sobre confrontos em Itaipu

O deputado Fernando Francischini (PR) solicitou ao Ministério da Justiça providências no combate à corrupção nas proximidades da hidrelétrica de Itaipu, na fronteira do Paraguai com o Brasil. Segundo o tucano, a Marinha do país vizinho é acusada de apoiar ações criminosas na região, como tráfico de drogas, armas e contrabando.

Francischini destaca relatos de policiais federais lotados nas cidades de Guaíra e Foz do Iguaçu, no Paraná. De acordo com a imprensa, agentes teriam revelado frequentes trocas de tiros entre as forças de segurança dos dois países, o que, a seu ver, gera um incidente internacional.

Em um dos confrontos, em março, policiais brasileiros apreenderam uma carga de pneus contrabandeados com destino ao Paraguai. Em território nacional, eles foram alvejados por tiros disparados por uma lancha da Marinha paraguaia. Após o confronto, os paraguaios levaram de volta o bote com a carga contrabandeada.

Os tiroteios estão cada vez mais freqüentes porque os policiais brasileiros estão frustrando muitas travessias de barcos criminosos pelo Rio Paraná. De 2007 a 2011, 163 embarcações foram apreendidas pela Polícia Federal na fronteira paranaense.

Os confrontos acontecem em meio à discussão sobre a votação do projeto que triplica o valor repassado ao Paraguai pela compra de energia excedente de Itaipu. O projeto é criticado pela oposição e setores do próprio Executivo. Segundo a Agência Estado, o líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), acredita que a proposta, se aprovada, implicará no aumento da tarifa de energia elétrica paga pelo consumidor brasileiro.

O projeto, considerado prejudicial ao Brasil, só não foi votado porque a pauta está praticamente ocupada por medidas provisórias. Para evitar a tramitação normal, o governo pretende analisar requerimento com pedido de urgência. Dessa forma, o tratado pode ser votado em plenário sem precisar passar pelas comissões temáticas: de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Minas e Energia; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

(Da redação com informações da assessoria do deputado).

Compartilhe:
31 março, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *