Perigos da bebida


A pedido de Macris, comissão especial debaterá consumo abusivo de álcool

Por iniciativa do deputado Vanderlei Macris (SP), a Câmara terá uma comissão especial para debater as causas e consequências do consumo de álcool entre os brasileiros e as razões que determinam o aumento exponencial do uso dessa substância nos últimos cinco anos. O tucano afirmou que o alcoolismo é um problema grave no país. Para ele, a discussão do tema é essencial. “O debate sobre o alcoolismo se faz necessário e o Congresso Nacional não pode ficar de fora dele. O Brasil não trata o alcoolismo como uma questão prioritária. A prioridade são as drogas ilícitas, mas o álcool é uma droga lícita que mata mais que a Aids e outras doenças”, disse nesta terça-feira (29).

Segundo dados do Ministério da Saúde, a bebida alcóolica está relacionada a 80% da violência doméstica, a 50% das mortes no trânsito e a 30% dos casos de violência contra a mulher no Brasil. Relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que o álcool mata mais do que a Aids, a violência e a tuberculose no mundo. De acordo com a OMS, o consumo abusivo de álcool tem provocado 2,5 milhões de mortes por ano.

Na avaliação do parlamentar, não existem ações repressivas do Estado ou campanhas preventivas sobre o uso de álcool. De acordo com Macris, o número de jovens que ingerem bebidas alcóolicas é espantoso. “Nós não temos nenhum tipo de preocupação do Estado brasileiro com a venda de álcool para menores de idade”, declarou.

A comissão especial terá 25 integrantes titulares e 25 suplentes. Macris explicou que a ideia é debater o tema do alcoolismo com a sociedade. “Vamos trazer ONGs, médicos, psiquiatras, ministros, secretários de Estado, pessoas envolvidas com essa questão na área da saúde e fazer um debate aprofundado. Ao final pretendemos criar um banco de dados capaz de promover políticas públicas nessa questão”, explicou.

Play
baixe aqui

(Reportagem: Alessandra Galvão/Foto: Leonardo Prado/Ag.Câmara/Áudio: Kim Maia)

Compartilhe:
29 março, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *