Luto nacional


Tucanos destacam legado de José Alencar e manifestam pesar pela perda de “um grande homem público”

Logo após a divulgação da morte de José Alencar, aos 79 anos, deputados e senadores do PSDB manifestaram pesar e destacaram o legado deixado pelo político e empresário. O presidente do partido, deputado Sérgio Guerra (PE), manifestou solidariedade à família e lamentou a perda para o país. “Brasileiro dos melhores, foi um grande homem público que nos deixa e que, seguramente, nos fará muita falta”, afirmou o tucano durante sessão em homenagem aos 10 anos de falecimento de outro político que entrou para a história do Brasil: Mario Covas.

O líder do PSDB na Câmara, deputado Duarte Nogueira (SP), destacou a luta incansável de Alencar pela vida. “Empresário com grande sensibilidade social, nunca escondeu suas convicções, mesmo aquelas contrárias às determinações do governo. José Alencar cativou o povo brasileiro com sua disposição e amor à vida, lutando bravamente e sempre com alegria e bom humor. Certamente deixa um legado que fará parte de uma biografia digna dos grandes homens públicos”, afirmou.

Pelo Twitter, deputados e senadores do PSDB reverenciam empresário e político mineiro

No PSDB, ex-vice-presidente deixa a imagem de homem perseverante, honrado e vitorioso

Play
baixe aqui

Por sua vez, o líder tucano no Senado, Alvaro Dias (PR),  destacou que ele deixou um exemplo de coragem na luta contra o câncer  e também no enfrentamento crítico de questões fundamentais para o país, como a cobrança permanente pela redução da taxa de juros. “Ele sempre olhou o interesse nacional e as aspirações da população brasileira”, elogiou.

Conterrâneo de Alencar, o senador Aécio Neves (MG) disse que o ex-vice-presidente foi um guerreiro durante toda a sua vida. “Ele tinha  características raras em um político. Foi um empreendedor, um dos maiores do Brasil, que permitiu a geração de milhares de empregos. Sempre foi um obstinado, sobretudo pela vida. Começou sua atuação política um pouco mais tarde, sempre demonstrando enorme espírito público, desprendimento permanente e uma vontade de viver que muito nos emociona”, apontou o ex-governador. Para Aécio, Alencar era um “mineiro na essência”. “Gostava de cantar em verso e prosa sua trajetória de um menino pobre do interior que se transformou em um dos maiores empresários do país e uma das maiores referências da vida pública brasileira”.

Nascido em Muriaé, na Zona da Mata mineira, em 17 de outubro de 1931, o ex-vice-presidente da República estava internado em virtude de uma obstrução do intestino provocada por sangramento, conforme o último boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Além de político com vasta carreira, ele ficou ainda mais conhecido pelo otimismo com que enfrentou o câncer, doença contra a qual lutava desde 1997. Ele dizia não ter medo da morte e lutava sempre pela vida.

Velório no Palácio do Planalto nesta quarta-feira

O velório ocorrerá nesta quarta-feira no Salão Nobre do Palácio do Planalto, a partir das 10h30. O corpo deve chegar à Base Aérea de Brasília por volta das 8h30 de amanhã (30). Na Base Aérea, haverá uma cerimônia com honras militares em homenagem a Alencar, na presença do presidente da República em exercício, Michel Temer, e de representantes dos Poderes Legislativo e Judiciário.  Em seguida, um caminhão do Corpo de Bombeiros levará o corpo do ex-vice-presidente até o Palácio do Planalto. O cortejo subirá a rampa do palácio com o corpo de Alencar. O velório será dividido em duas partes: uma reservada à família e às autoridades e a outra, ao público. Michel Temer decretou luto oficial por sete dias.

A assessoria do governo de Minas Gerais informou ao G1 que o corpo será velado, na quinta-feira (31), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. O governador do estado, Antonio Anastasia, decretou luto oficial de sete dias em Minas Gerais em virtude do falecimento.

(Reportagem: Marcos Côrtes com Ag. Câmara e G1/ Foto: Ag. Brasil)

Compartilhe:
29 março, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *