Mortes em obras


Luiz Fernando Machado condena descaso do governo com mortes de operários em construções do PAC

Integrante da Comissão de Trabalho na Câmara, o deputado Luiz Fernando Machado (SP) afirmou nesta segunda-feira (28) que não aceita a inércia do governo federal diante do elevado número de trabalhadores mortos em acidentes nos canteiros de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O jornal “O Globo” fez um levantamento em 21 empreendimentos, que somam R$ 105,6 bilhões em investimentos, e revelou a ocorrência de 40 mortes desde 2008. As causas dos acidentes são variadas: abrangem choques, soterramento e quedas.

Para Machado, o governo federal precisa fiscalizar e cobrar das empresas melhores condições de segurança para os operários. “É inadmissível que nós tenhamos trabalhadores em situação desumana, em situação de falta de condição para o trabalho nas obras relacionadas ao Programa de Aceleração do Crescimento. Queremos sim que as obras aconteçam. Mas temos uma preocupação muito maior com o ser humano, com o cidadão que trabalha nesses empreendimentos”, destacou.

Sobre a greve que mobilizou cerca de 80 mil trabalhadores em obras do PAC, o deputado ressalta que o Ministério do Trabalho não pode fechar os olhos, pois as empresas estão prestando serviços para o governo. “Não podemos tratar o trabalhador contratado via empreiteira com recurso do governo federal com desdém.  E inadmissível deixá-los sem condição digna de vida”, ponderou.

Especialistas disseram ao jornal “O Globo” que os índices de acidentes fatais da construção civil brasileira estão muito altos. A taxa de mortalidade nesse setor está em 23,8 por 100 mil trabalhadores. Nos Estados Unidos, a mortalidade em obras é de 10 por 100 mil; na Espanha, de 10,6; no Canadá, de 8,7; em Portugal, de 18. Somente em 2010, a taxa de mortalidade nas obras do PAC analisadas foi de 19,79 por 100 mil empregados.

40
trabalhadores já morreram em obras do PAC desde 2008. Somente em 2010, a taxa de mortalidade foi de 19,79 para cada 100 mil empregados, índice considerado alto pela OIT. Na esfera trabalhista, não há nenhum monitoramento específico das obras do programa.

Play
baixe aqui

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Beto Oliveira/Ag. Câmara)

Compartilhe:
28 março, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *