Monitoramento necessário


Carlos Brandão pedirá acompanhamento das obras do aeroporto de São Luís

O deputado Carlos Brandão (MA) deve apresentar requerimento sugerindo o acompanhamento das obras iniciadas no aeroporto internacional Marechal Hugo Cunha Machado, em São Luís (MA). A Infraero interditou, na última quinta-feira (24), o acesso principal ao terminal de passageiros em virtude do risco de desabamento da estrutura metálica da cobertura do prédio. A preocupação do parlamentar é que a obra, prevista para durar 150 dias, não seja suficiente para sanar todas as precariedades do local.

“A reforma gera transtornos aos passageiros, mas mostra-se emergencial. Precisamos ter a garantia que todas as precariedades serão resolvidas. Caso contrário, o aeroporto não estará pronto para suportar o incremento de passageiros previsto para os próximos anos com o calendário de eventos no país”, afirmou o tucano.

A sugestão de acompanhamento da obra deverá ser apresentada à Subcomissão Permanente de Acompanhamento dos Recursos Públicos Federais Destinados à Copa do Mundo de 2014 e às Olimpíadas de 2016. Os trabalhos do colegiado foram instalados na última semana, após aprovação do requerimento de autoria de Brandão. Além de analisar as obras previstas para os aeroportos, os parlamentares também deverão tratar dos sucessivos atrasos no calendário de obras do governo federal.

“Essa subcomissão é de suma importância para que o país esteja em condições de celebrar as Olimpíadas e a Copa. Será nosso papel aqui na Câmara acompanhar de perto essas obras, especialmente nos aeroportos, que estão em estado de precariedade”, reforçou Brandão.

Transtornos aos passageiros

Em razão da reforma no aeroporto Marechal Hugo Cunha, os embarques e desembarques estão sendo realizados, em caráter temporário, pelo antigo terminal, atual sede da administração do aeroporto. A determinação para interditar totalmente a área de embarque e desembarque do aeroporto partiu diretamente da direção da Infraero em Brasília.

Para reduzir os transtornos dos passageiros, a Infraero liberou três ônibus para fazer o transporte de passageiros entre o terminal antigo e as aeronaves. Além disso, contratou empresa para montagem de um sistema estruturado – como os utilizados em eventos e exposições. Foram instalados, provisioramente, assentos, sanitários e esteiras de restituição de bagagem para embarque e desembarque.

Carlos Brandão também deverá reapresentar para a Comissão a Indicação nº6017/2010, encaminhada na legislatura passada, sugerindo que se dê prioridade para a instalação do sistema de climatização no terminal de passageiros do aeroporto de São Luís. A intenção do parlamentar é que a antiga demanda seja contemplada na reforma iniciada na última quinta-feira. Na justificativa, o tucano argumenta que a adequação é uma antiga reivindicação dos passageiros e usuários do local e mostra-se necessária para que o aeroporto possa acompanhar o “potencial turístico e empreendedor do estado”.

(Da assessoria do deputado/ Foto: Ag. Câmara)

Compartilhe:
28 março, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *