Lançamento da 8ª edição


Parlamento Jovem é uma oportunidade única para conhecer melhor a atividade política, afirmam tucanos

Integrante da Comissão Executiva do Parlamento Jovem Brasileiro, o deputado Luiz Fernando Machado (SP) considerou muito importante que os estudantes conheçam o trabalho, as atividades e o funcionamento do Congresso Nacional. O tucano participou nesta quinta-feira (24) da cerimônia de lançamento da 8ª edição deste programa, idealizado pelo ex-deputado do PSDB Lobbe Neto (SP). Segundo Machado, o convívio dos jovens com a política poderá dar um novo rumo ao país.

Ainda na avaliação do deputado, esse conhecimento fará com que o país tenha cidadãos mais conscientes no futuro e vejam a atividade política de outra forma. “Esta iniciativa permite um contato real com a vida parlamentar, na qual o participante vivencia o cotidiano do deputado por uma semana. É extremamente positivo que toda a nossa juventude se movimente no sentido de encaminhar projetos para que possam ter a chance de ser um deputado jovem”, afirmou, ao apontar um dos pré-requisitos para se candidatar a uma vaga no Parlamento Jovem.

Eleito presidente da Comissão de Agricultura e Meio Ambiente na edição 2010 do programa, Vinícus Caruso considerou muito importante que a Câmara possa dar essa possibilidade de os jovens brasileiros conhecerem a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo.  Integrante da Juventude do PSDB-SP, ele considera enganosa a tese de que o jovem não gosta de política. “Trata-se de um equívoco muito grande. O que acontece é que não há as oportunidades certas para se interessar pelo tema. Existem as ideias e os pensamentos para solucionar os problemas e para proporcionar aos brasileiros e aqueles que fazem parte do seu círculo social uma vida melhor”, acentuou Vinícius, que participou do programa com 17 anos.

O Parlamento Jovem tem como objetivo promover a consciência política e o espírito de liderança comunitária entre estudantes que cursam o 2º e 3º ano do Ensino Médio. O projeto possibilita ao estudante vivenciar o processo democrático por meio de uma jornada parlamentar. Também permite que os selecionados acompanhem, durante cinco dias, o trabalho dos parlamentares e discutam seus próprios projetos de lei.

Play
baixe aqui

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Ag. Câmara)

Compartilhe:
24 março, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *