Fim do impasse


Tucanos eleitos pela Paraíba comemoram retorno de Cássio Cunha Lima ao Congresso

Parlamentares do PSDB eleitos pela Paraíba comemoraram nesta quinta-feira (24) o retorno do senador eleito Cássio Cunha Lima (PB) ao Congresso Nacional. O tucano foi aclamado nas urnas com mais de 1 milhão de votos em outubro último, mas ainda não havia tomado posse porque aguardava decisão final do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre sua elegibilidade. Ex-governador, Cunha Lima comemorou o cumprimento da vontade popular e afirmou pelo Twitter que saberá honrar seu mandato. Desde ontem (23) diversas manifestações de eleitores aconteceram em várias regiões da Paraíba em homenagem ao tucano.

Na noite de quarta-feira (23), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a Lei da Ficha Limpa não vale para eleições do ano passado, tornando possível a posse no Senado. Ele havia sido impedido de assumir porque teve o mandato de governador cassado em 2009 e, de acordo com uma interpretação da lei, estaria inelegível. Mas com o fim do impasse, os tucanos afirmaram que prevalecerá a vontade dos eleitores demonstrada nas urnas em outubro. Com a chegada de Cássio, a bancada do PSDB na Casa terá 11 integrantes.

“Graças a Deus foi respeitada a vontade do povo. Parabéns, Cássio”, escreveu o senador Cícero Lucena (PB) no Twitter. O presidente do PSDB-PB afirmou que a chegada do colega ao Senado “fortalecerá a trincheira da oposição no Congresso Nacional”. Lucena ressaltou, ainda, a experiência do ex-governador e a contribuição aos temas em debate no Parlamento. Cássio já foi senador, deputado federal e prefeito de Campina Grande.

Em plenário, o deputado Romero Rodrigues (PB) afirmou que a aplicação do Ficha Limpa para as eleições de 2012 respeitou a lógica: os princípios constitucionais e a validação das escolhas feitas pela população. “Cássio tem toda uma trajetória bonita, um exemplo público a ser seguido”, destacou o tucano da tribuna. Rodrigues afirmou que Cunha Lima foi afastado da administração de seu estado de maneira injusta e num importante momento, no qual havia alcançado sucesso na busca pelo equilíbrio financeiro e fiscal da Paraíba.

O deputado Ruy Carneiro (PB) também comemorou a decisão favorável ao ex-governador. Segundo ele, prevaleceu a vontade do povo e o cumprimento da Constituição. “É uma grande satisfação para todos nós do PSDB. Será muito importante para sua carreira política e também para o Senado, pois trata-se de um político de grande experiência. Ele vem para reforçar o ninho tucano naquela Casa”, afirmou.

Play
baixe aqui

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: divulgação / Áudio: Kim Maia)

Compartilhe:
24 março, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *