Em alerta


Lúcia Vânia e Aloysio Nunes questionam diretor da CNEN sobre riscos de acidentes nucleares no Brasil

Os senadores tucanos Lúcia Vânia (GO) e Aloysio Nunes (SP) fizeram uma bateria de perguntas ao diretor da Companhia Nacional e Energia Nuclear (CNEN), Laércio Vinhas, na manhã desta quarta-feira (23), durante audiência pública que contou com a participação de senadores das comissões de Infraestrutura, de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e de Ciência e Tecnologia.

Presidente da Comissão de Infraestrutura, Lúcia Vânia perguntou ao diretor da CNEN se existe um monitoramento do local onde estão depositados os rejeitos contaminados com o césio. Lúcia Vânia também o questionou sobre a importância do domínio da tecnologia. Para a senadora, preocupa o fato de o Japão, dotado de alta tecnologia e acostumado a enfrentar grandes desastres naturais, estar tendo dificuldades para enfrentar a tragédia ocorrida na usina nuclear de Fukushima. “Será que estamos mesmo preparados para lidar com um eventual acidente nas usinas de Angra dos Reis?”, questionou.

Segundo a parlamentar, este é apenas o início desse debate, uma vez que o Plano Nacional de Energia Nuclear prevê a construção de mais quatro usinas nucleares até 2030.

Já Aloysio Nunes indagou se o Brasil tem atualizado sua tecnologia nuclear, “que data de 20 anos”. “É preciso espantar os fantasmas do tema energia nuclear, sobre o qual a população ainda desconhece riscos e benefícios”, enfatizou. O senador ponderou que a tecnologia nuclear no Brasil tem histórias de heroísmo e figuras que merecem ser cultuadas, a exemplo do Almirante Álvaro Alberto, um dos responsáveis pela implementação do programa nuclear no país.

(Reportagem: Izabela Fernandes da Assessoria de Comunicação da Liderança do PSDB no Senado/Foto: Cadu Gomes)

Compartilhe:
23 março, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *