Afinando o discurso


Deputados e senadores do PSDB se reúnem com José Serra para debater reforma política

A reforma política foi o ponto central do encontro que reuniu nesta quarta-feira (23) o ex-governador de São Paulo José Serra e  parlamentares do PSDB na Liderança do partido no Senado. Vários tucanos estiveram no encontro, como o presidente do partido, deputado Sérgio Guerra (PE), e os líderes da legenda no Senado e na Câmara, Alvaro Dias (PR) e Duarte Nogueira (SP), respectivamente. Os congressistas debateram com Serra uma posição conjunta para ser levada às discussões sobre o tema nas comissões especiais em funcionamento nas duas Casas.

Serra propôs na reunião que se tente apressar a votação do voto distrital misto para que seus efeitos possam valer para as eleições municipais de 2012 nos municípios com segundo turno, ou seja, com mais de 200 mil eleitores. “Cada distrito da cidade elegeria um vereador. Em Belo Horizonte, por exemplo, haveria um distrito de 40 mil eleitores. Em São Paulo, de 150 mil. Isso aproxima muito o eleitor do eleito e reduziria tremendamente o custo das campanhas”, defendeu, ao afirmar que a legislação poderia ser aplicada apenas para os municípios.

Play
baixe aqui

Ainda de acordo com o ex-governador, essa mudança não demanda uma emenda constitucional, mas apenas um projeto de lei.  “É um mudança parcial no sistema eleitoral brasileiro para melhor e que poderá ter um efeito de demonstração em relação ao futuro”, ponderou. Em defesa de sua tese, Serra destacou que hoje cerca de 80 municípios onde residem 38% da população realizam 2º turno. Segundo ele, não daria trabalho algum para que os Tribunais Regionais Eleitorais programassem o voto distrital misto.  Serra frisou que propostas em debate no âmbito da reforma política, como a cláusula de barreira e o fim das coligações nas eleições proporcionais, podem avançar no Congresso.

De acordo com o líder Alvaro Dias,  o partido votará unido no Senado tanto na comissão como em plenário. O tucano reiterou a importância das Casas do Congresso entrarem em sintonia para que o anteprojeto da reforma seja votado com celeridade. “Em  2000, o Senado aprovou um texto com os itens fundamentais da reforma política, mas na época a Câmara não deu continuidade à votação e a reforma foi enterrada. Não podemos deixar que isto se repita agora”, alertou.

Integrante titular do PSDB no colegiado, o senador Aécio Neves (MG) disse que apesar de nem todos os pontos da reforma serem consenso na bancada, a posição majoritária do partido é pelo voto distrital misto e o fim das coligações. “Existe convergência em vários temas da reforma, e na próxima semana o PSDB realizará um seminário interno para discutir a fundo as mudanças na legislação eleitoral e política do país.  Ouviremos especialistas e opiniões diversas para construirmos um consenso entre os parlamentares”, afirmou Aécio, ao se referir ao encontro marcado para o dia 31.

(Reportagem: Artur Filho, com informações da Assessoria de Comunicação do Senado/ Foto: Cadu Gomes)

Compartilhe:
23 março, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *