Acessibilidade


Mara Gabrilli e Vanderlei Macris exigem explicações para problemas de transporte de deficientes físicos em aeroportos

A Comissão de Viação de Transportes aprovou nesta quarta-feira (23) requerimento dos deputados Vanderlei Macris (SP) e Mara Gabrilli (SP) que pede explicações dos presidentes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) sobre problemas com acessibilidade de deficientes físicos nos aeroportos.

Originalmente o documento pedia a presença, em audiência pública, do ministro da Defesa e dos presidentes da Infraero e da Anac para debaterem, junto aos membros do colegiado, a situação do transporte aéreo de passageiros para os usuários que necessitam de assistência especial. Como o governo criará a Secretaria de Aviação Civil, comandada por um ministro e com atribuições para o setor aéreo e das infraestruturas aeroportuária e aeronáutica civil, ficou decidido que participarão da audiência os presidentes da Infraero e da Anac, do órgão representativo das companhias aéreas e uma autoridade do Ministério Público Federal.

Mara Gabrilli destacou que a audiência visa reivindicar os direitos dos portadores de necessidades especiais. A deputada, que é tetraplégica, ficou presa por mais de duas horas em um avião da TAM no aeroporto de Cumbica, Guarulhos, no início do mês. A aeronave em que a parlamentar se encontrava não parou no finger, equipamento que leva os passageiros diretamente do avião ao terminal. Além disso, o ambulifit, espécie de ônibus com elevador utilizado para o transporte de cadeirantes ao terminal, estava quebrado.

A tucana informou que, em dezembro do ano passado, um cadeirante de 71 anos foi carregado durante o desembarque de um avião e sofreu uma grave queda. O tombo causou traumatismo craniano.

(Da redação com assessoria do deputado Vanderlei Macris/Foto: Agência Câmara )

Compartilhe:
23 março, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *