Audiências públicas


Lúcia Vânia quer esclarecimentos sobre medidas de segurança em caso de acidente nuclear no Brasil

Presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, a senadora Lúcia Vânia (GO) participa, nesta quarta-feira (23), do debate sobre a segurança das usinas atômicas brasileiras e o programa para geração de energia nuclear no Brasil. Serão realizadas duas audiências públicas, uma pela manhã e outra no período da tarde, com a participação de senadores das comissões de Serviços de Infraestrutura (CI), de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).

A segurança de usinas nucleares tem sido motivo de preocupação em todo o mundo, especialmente após o terremoto e o tsunami que devastaram o Japão, comprometendo a segurança das usinas de Fukushima. E, segundo Lúcia Vânia, é importante saber que medidas de segurança o governo brasileiro já tem para o caso de um acidente nuclear.

“Se o Japão, dotado de alta tecnologia e acostumado a enfrentar grandes desastres naturais, está tendo dificuldades para contornar o problema da usina nuclear de Fukushima, eu me pergunto: será que estamos mesmo preparados para lidar com um eventual acidente nas usinas de Angra dos Reis?”, questionou, ontem, a senadora Lúcia Vânia em discurso, no plenário do Senado.

De acordo com a parlamentar, este é apenas o início de um debate que será travado no Senado, a fim de responder questões importantes para o país, uma vez que o Plano Nacional de Energia Nuclear prevê a construção de mais quatro usinas nucleares até 2030.

Nas audiências públicas serão ouvidos, às 9h, o diretor-presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, e o diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear da Comissão de Energia Nuclear, Laécio Antônio Vinhas. Na segunda audiência, às 14h, serão ouvidos Luiz Pinguelli Rosa, ex-presidente da Eletrobrás; José Goldemberg, físico com especialidade em produção de energia, e ex-ministro da Educação; e Aquilino Senra Martinez, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

(Da assessoria da senadora/ Foto: Ag. Senado)

Compartilhe:
22 março, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *