Problema social


Macris defende ampla discussão no Congresso sobre consumo de bebidas alcoólicas no país

O deputado Vanderlei Macris (SP) defendeu nesta terça-feira (22) um amplo debate no Congresso Nacional sobre o consumo de álcool entre os brasileiros. O tucano alertou para os problemas ocasionados pelo alcoolismo e citou pesquisas que mostram o crescimento do consumo da droga considerada lícita no país. De acordo com Macris, o Parlamento precisa dar sua contribuição no sentido de impedir que diversas questões sociais graves – como a violência, a negligência e os abusos – continuem sendo agravados pelo excesso de álcool. “É notável que o país precisa urgentemente de diálogos amplos sobre o consumo da bebida. Não é hora de o Parlamento se debruçar de maneira séria nesta grave questão que afeta o país?”, destacou.

Da tribuna, o parlamentar afirmou que a “sociedade brasileira está refém de um mecanismo comercial em detrimento da dignidade do homem e dos direitos de saúde da população.” O deputado defendeu ações para impedir os danos à sociedade causados por “um vício lícito, para o qual o Estado tem fechado os olhos e a população acredita que o consumo abusivo é puro divertimento e não acarreta danos.”

O tucano, que recolheu 194 assinaturas em prol da instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para tratar do tema, considera a CPI um importante instrumento para discussão e elaboração de um caminho a ser seguido na adoção de políticas públicas.  De acordo com ele, os debates supérfluos não têm obtido resultados concretos e por isso é necessário ouvir os diversos setores envolvidos para se entender o que leva a população brasileira a, cada vez mais, se tornar dependente do álcool e assim estabelecer metas para mudar essa realidade.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apresentados pelo deputado mostram que o alcoolismo é responsável por mortes em um índice maior do que as causadas pela Aids e pela tuberculose. Violência ou guerras são consideradas menores em termos de mortes do que o próprio consumo de álcool, que é responsável por 4% de todas as ocorrências no mundo. O número de vítimas chega a 2,5 milhões de pessoas por ano no período pós-carnaval, de acordo com a OMS. Informações do Ministério da Saúde também mostram que a bebida  está relacionada a 50% das mortes no trânsito, a 50% dos homicídios e a 25% dos suicídios ocorridos no Brasil.

Macris demonstrou preocupação com a disseminação do uso de bebidas alcoólicas entre os jovens e criticou a venda de bebidas para menores, prática proibida em todo o território nacional. De acordo com o Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas da Secretaria de Saúde de São Paulo, 40% dos adolescentes e 16% dos adultos que procuraram tratamento para se livrar do vício experimentaram a bebida antes dos 11 anos de idade. O deputado afirmou ainda que existe uma forte tendência dos filhos de pais viciados também se tornarem dependentes do álcool.

Play
baixe aqui

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Agência Câmara/ Foto: Ag. Câmara/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
22 março, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *