Bem precioso


Senado debate uso racional da água por iniciativa de Marisa e Aloysio

O diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo, sugeriu a adoção de um sistema tarifário mais eficiente para evitar o desperdício de água tratada. Para ele, é preciso conscientizar e educar a população para o uso racional do recurso. Ele participou de audiência pública nas comissões de Agricultura e de Meio Ambiente do Senado, nesta quinta-feira (17). A reunião foi sugerida pelos senadores tucanos Marisa Serrano (MS) e Aloysio Nunes Ferreira (SP) para discutir o uso racional da água, as políticas públicas e os efeitos do aquecimento global na produção agrícola.

Para Marisa, que também é presidente da Subcomissão Permanente da Água, o encontro foi muito produtivo e vai auxiliar os parlamentares a elaborarem proposições relacionadas ao assunto. “Acredito que daqui os senadores poderão pensar várias propostas e estudos que facilitarão o nosso trabalho parlamentar”, disse.

De acordo com Aloysio, o cuidado com os recursos hídricos deve ser preocupação suprapartidária e causa comum de todos os brasileiros. “O presidente da ANA observou que, apesar de as pessoas saberem da importância da água, não ‘levantam a bandeira’ em sua defesa e preservação”, destacou.

Desastres

Respondendo à senadora Marisa Serrano, o presidente da ANA disse que enchentes e deslizamentos de encostas são causados pela ocupação desordenada do solo. Em regiões de risco, defendeu ele, devem ser instalados sistemas de alerta para rápida evacuação das pessoas em caso de tragédia iminente. Isso, destacou, exige qualificação do município, da Defesa Civil, bem como da população para que os procedimentos de segurança sejam realizados com eficiência.

(Da assessoria de imprensa com informações da Agência Senado)

Compartilhe:
17 março, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *