Avaliação de riscos


Lobão terá que explicar para deputados planos do governo para usinas nucleares

O ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, terá que esclarecer aos deputados da Comissão de Minas e Energia da Câmara os projetos de construção de novas usinas nucleares no Brasil. A pedido do deputado Domingos Sávio (MG), o colegiado realizará audiência com Lobão para tratar das propostas e iniciativas do governo na área. De acordo com o tucano, o risco de uma contaminação em massa no Japão após o terremoto que atingiu usinas nucleares do país demonstrou a necessidade de cautela quanto à elaboração e execução de novos planos nucleares em todo o mundo.

“As imagens da tragédia no Japão já fizeram diferentes países anunciarem mudanças na segurança de seus programas nucleares e devem afetar a reativação do setor energético em vários países. É fundamental que a comissão acompanhe os estudos em execução sobre a situação das usinas já existentes e também sobre a construção de novas”, justificou Domingos Sávio em seu requerimento.

O tucano fez referência a uma série de reportagens publicadas pela imprensa nos últimos meses, segundo as quais o governo garante a segurança do setor nuclear no país e planeja a construção de novas usinas em, pelo menos, quarenta cidades brasileiras. Em janeiro Lobão já havia afirmado à imprensa que quatro novas usinas deveriam ser construídas ainda neste ano.

O presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear, Odair Dias Gonçalves, o presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Maurício Tolmasquim, e um representante da INB (Indústrias Nucleares do Brasil) também serão convidados para a audiência pública ainda sem data definida. (Reportagem: Djan Moreno/Foto: Agência Câmara)

Compartilhe:
17 março, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *