Mudança possível
Bancada do PSDB discute propostas para reforma política
A bancada do PSDB na Câmara se reuniu nesta quarta-feira (16) para debater as ideias dos tucanos para a reforma política que será analisada pelo Congresso. O líder da legenda, deputado Duarte Nogueira (SP), destacou que no início das legislaturas é comum haver um grande empenho em torno do tema, mas que a discussão não vai adiante. “É possível melhorar o sistema atual. Precisamos ter cuidado para não aprovar uma contrarreforma”, ressaltou. Nogueira declarou ainda que haverá uma sintonia entre as propostas apresentadas pelas comissões da Reforma Política da Câmara e do Senado.
A discussão contou com a presença do ex-líder do partido João Almeida (BA), um dos grandes estudiosos do PSDB sobre o assunto. Almeida afirmou que a reforma política é um tema recorrente, mas nunca conseguiu atingir seu propósito. Para ele, a reforma do sistema eleitoral é essencial. “O sistema eleitoral é o coração da reforma política, que é um tema muito amplo”, disse. Almeida defendeu questões como a cláusula de desempenho dos partidos, para evitar o número excessivo de siglas, a fidelidade partidária e a lista fechada pré-ordenada.
Integrantes do PSDB na Comissão de Reforma Política da Câmara, os deputados Antonio Carlos Mendes Thame (SP) e William Dib (SP) apresentaram para os deputados o andamento dos trabalhos no colegiado. De acordo com Dib, 2º vice-presidente da comissão, nas próximas reuniões haverá a apresentação de cinco tipos de sistema eleitoral para os parlamentares. Já Mendes Thame explicou que a Casa deve analisar mudanças nos métodos de escolha dos candidatos e não uma reforma política em si. “O que está em jogo é o destino da democracia brasileira e não os nossos mandatos”, ressaltou. (Reportagem: Alessandra Galvão/Foto: /Áudio: Elyvio Blower)
Deixe uma resposta