Fontes de energia


A pedido de Tripoli, Comissão de Meio Ambiente debaterá uso da energia nuclear no país

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara aprovou nesta quarta-feira (16) requerimento do deputado Ricardo Tripoli (SP) que pede a realização de audiência pública sobre as fontes de energia no país e esclarecimentos sobre a utilização de tecnologia nuclear em território nacional.

Na avaliação do parlamentar paulista, diante da recente catástrofe ocorrida no Japão, onde cidades foram atingidas por terremoto e consequente tsunami, é necessário debater, além da utilização e pesquisa em energia nuclear, as demais fontes de energia disponíveis e compatíveis com as condições ambientais do Brasil. A intenção de Tripoli é debater a capacidade de geração de energia elétrica frente à demanda e segurança.

No requerimento, Tripoli argumenta que já há um cronograma do Ministério de Minas e Energia que prevê a construção de mais quatro usinas no Brasil para entrar em operação nos próximos 19 anos. Segundo o deputado, por mais bem preparado que esteja um país e por melhor orientada que seja sua população, é limitada a capacidade humana para conter os efeitos dos desastres naturais e nucleares.

“O acidente de Fukushima, que pode se repetir em outras centrais nucleares pelo mundo, provoca dúvidas sobre o nível de segurança das usinas nucleares e estimula o debate sobre a necessidade de usar energia nuclear”, argumentou, ao defender maiores investimentos em fontes de energia alternativas, como a eólica e a solar.

Convidados
No documento aprovado por unanimidade pelo colegiado, o parlamentar paulista solicita que sejam convidados para o debate o presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear, Odair Gonçalves; o professor Luiz Pinguelli Rosa, mestre em engenharia nuclear e doutor em física; Fabio Feldmann, ex-deputado e consultor ambiental, além dos presidentes da Secretaria Nacional da Defesa Civil e das empresas estatais Eletrobras e Furnas.

Na 53ª Legislatura, Tripoli já havia demonstrado preocupação com a retomada das atividades nucleares no Brasil. O tucano foi autor de diversos requerimentos de informação endereçados aos Ministérios de Minas e Energia e de Meio Ambiente que solicitavam esclarecimentos acerca da retomada da construção da usina nuclear de Angra 3, no Rio de Janeiro, e de seu processo de licenciamento ambiental.

(Da assessoria do deputado)

Leia também:

PSDB quer Comissão Mista para discutir usinas nucleares no Brasil

Compartilhe:
16 março, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *