Direto do plenário 16/03/11
Pesquisa do IBOPE, feita pela Confederação Nacional da Indústria, em que foram ouvidas 2.002 pessoas, em 145 municípios brasileiros diz de maneira categórica: 72% dos brasileiros são contra a recriação da CPMF para financiamento da Saúde no país. Trago isso aqui como uma manifestação muito clara da sociedade — e um alerta para essa mesma sociedade que neste momento nos ouve — de que não está sepultado esse fantasma de o governo querer, mais uma vez, criar um novo imposto e reeditar a CPMF, seja com outro nome, mas sempre com o mesmo intuito. Para 75% dos entrevistados, a CPMF é um imposto injusto, porque afeta as pessoas, independentemente da renda; e 63% dos entrevistados creditam que a sua recriação irá provocar uma alta nos preços, ou seja, ela vai imprimir ainda mais uma força inflacionária além daquela com que já estamos tendo que conviver”.
Deputado Duarte Nogueira (SP), líder do PSDB na Câmara.
As normas da ANAC concedem à pessoa com deficiência um benefício para o seu acompanhante, o qual terá, no mínimo, 80% de desconto. Esse desconto ao acompanhante da pessoa com deficiência é cumprido por algumas companhias aéreas, mas não por todas, como a Gol, por exemplo. Nem a sua própria loja instalada aqui na Câmara observou a resolução da ANAC na venda de uma passagem para mim, que sou parlamentar. Agora, vocês podem imaginar o que acontece por este Brasil afora! As pessoas com deficiência nem sabem que essa resolução existe, já que as companhias aéreas não as informam. E quando elas conhecem, essa a resolução, na maioria das vezes, não é cumprida”.
Deputada Mara Gabrilli (SP) ao relatar os constrangimentos que tem passado em suas idas e vindas nos aeroportos brasileiros. A tucana protocolou requerimento de informações para que a ANAC e a Infraero esclareçam a situação.
Deixe uma resposta