Arrecadação bilionária


Paulo Abi-Ackel pede que Aneel explique prorrogação de tributo na conta de luz

O líder da Minoria na Câmara, deputado Paulo Abi-Ackel (MG), pediu à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) explicações ao Congresso Nacional sobre os motivos da prorrogação do imposto que onera as contas de energia elétrica entre 2% e 3%. Esse tributo, chamado de Reserva Global de Reversão (RGR), deixaria de incidir sobre as contas de luz em 1º de janeiro deste ano. Mas a Medida Provisória 517, editada pelo Palácio do Planalto, pretende prorrogar o encargo por mais 25 anos.

Segundo Abi-Ackel, integrante da Comissão de Minas e Energia, havia uma expectativa positiva da sociedade brasileira em relação ao fim da RGR e, consequentemente, a respeito do abatimento no preço da energia elétrica. “Não encontramos no texto da MP 517 nenhuma menção sobre os efeitos que a prorrogação no custo da energia elétrica trará ao povo brasileiro. É essa informação que está faltando e, por isso, apresentei o requerimento”, explicou. O documento solicita ao diretor geral da Aneel, Nelson Hubner, esclarecimentos sobre a manutenção do encargo previsto no artigo 16 da medida.

R$ 40 bilhões
É quanto o consumidor pagará na conta de luz caso seja aprovado o dispositivo inserido na MP 517 que prorroga a RGR se considerados os valores atuais de arrecadação. O cálculo é do presidente do Instituto Acende Brasil, Claudio Salles. (leia mais AQUI)

(Da redação com informações da Assessoria de Liderança da Minoria/ Foto: Paula Sholl)

Compartilhe:
16 março, 2011 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Arrecadação bilionária”

  1. Julia Rosa da Cruz disse:

    Os custos para os consumidores estão ficando tão elevados, que vai chegar o momento do insuportável.
    Não é justo que o consumidor brasileiro pague pelos custos das exportaçoes, produtos que são exportados são mais baratos em outros paises do que no local de fabricaçao.

    Já cobrei da Presidenta Dilma, retirada do PIS e Cofins da conta de Luz, uma promessa da sua campanha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *