Direto do plenário – 15/03/11
A Anvisa, por meio das Consultas Públicas 112 e 117, vem permitindo que possa haver a manobra de colocar sabores nos cigarros, como menta e chocolate. Isso com certeza vai gerar um consumo maior da população. Também por meio dessas consultas públicas, está se normatizando a questão da publicidade.
Precisamos dar um basta nisso. Todos estamos lutando por recursos para a Saúde, mas a indústria tabagista é uma das maiores produtoras de patologias, principalmente câncer de pulmão e enfisema. Temos inclusive um projeto que cria o Fundo de Reparação Civil para que a empresa tabagista ressarça ao SUS as despesas do tratamento dos fumantes.
Deputado Raimundo Gomes de Matos (CE), que pediu ainda a transcrição do artigo “Mão do Gato”, do médico Drauzio Varella, publicado na “Folha de S. Paulo” de domingo. De acordo com o tucano, o texto retrata muito bem a situação atual da indústria tabagista, assim como a “posição ambígua” da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
O nosso tempo nos coloca este dilema: como valorizar a vida e recuperar o meio ambiente para que possamos viver com qualidade, de maneira equilibrada e em harmonia com a natureza? Essa é a grande utopia do século 21. E a campanha da fraternidade preserva essa agenda.”
Senadora Marisa Serrano (MS), que cumprimentou o trabalho da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pelo lançamento, neste mês, da Campanha da Fraternidade 2011, cujo tema é “Fraternidade e a Vida no Planeta”. Como destacou a parlamentar, a ideia é discutir o crescimento sustentável do país com respeito aos valores espirituais de solidariedade, dedicação e amor ao próximo.
Deixe uma resposta