Prejuízo para o cidadão


Jutahy: volta da inflação e elevação da taxa de juros prejudicam trabalhador

O deputado Jutahy Junior (BA) alertou nesta quinta-feira (3) para a volta da inflação ao avaliar dados recentes da economia brasileira. Para o tucano, o aumento dos preços atinge toda a sociedade de maneira generalizada e prejudica principalmente os mais pobres. O parlamentar criticou ainda em plenário o aumento da taxa básica de juros – Selic- para 11,75%, anunciado ontem pelo Banco Central. A elevação de 0,5 ponto percentual deve resultar em alta nos juros do comércio, cartão de crédito, cheque especial, crédito direto ao consumidor dos bancos e empréstimos pessoais das instituições financeiras.

Para Jutahy, esse é o resultado do descontrole nas contas do governo Lula, que começa a refletir sobre a sociedade. “Foi a farra que aconteceu em 2010 e que o trabalhador pagará em 2011”, alertou o tucano. De acordo com ele, a inflação está consumindo principalmente o poder de compra das pessoas em relação ao que todos necessitam diariamente: os alimentos.

“Basta ir ao supermercado e à feira para ver que o preço de todos os produtos alimentícios está aumentando, principalmente o da carne, do tomate e das verduras. Isso está atingindo fortemente o assalariado brasileiro. Por isso, o arrocho salarial aplicado em relação ao salário mínimo é de uma perversidade gigantesca com os trabalhadores do Brasil”, lamentou o deputado.

Jutahy afirmou que o aumento da Selic atinge a todos e produzirá um forte impacto negativo para os que dependem de crediário. “Isso demonstra o quanto vai ser difícil o pagamento daquelas prestações assumidas no ano passado”, destacou o tucano, ao ressaltar que essa foi a segunda elevação feita pelo governo Dilma na taxa básica de juros e que já representa um aumento real de 10%.

O parlamentar também fez menção a outras decisões do governo petista que causaram prejuízos à sociedade nesses dois primeiros meses do ano. “Esse é o custo de transformar alguém desconhecido em presidente da República: custa R$ 50 bilhões em corte de orçamento; 10% de aumento da taxa de juros do Banco Central em apenas dois meses; diminuição de 50% nos investimentos do Minha Casa, Minha Vida e o aumento que vai ocorrer em todas as contas de energia elétrica neste ano”, enumerou.

Play
baixe aqui

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Agência Câmara/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
3 março, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *