Ações a favor da Juventude


Combater o uso de drogas entre os jovens é um dos desafios das comissões de Segurança Pública e de Desenvolvimento Econômico, avaliam deputados

Os deputados Fernando Francischini (PR) e Romero Rodrigues (PB) foram escolhidos ontem para assumir a 1ª vice-presidência da comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e a 3ª vice-presidência da comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara, respectivamente. Os tucanos acreditam que o trabalho nos dois colegiados pode convergir para combater o consumo de drogas entre os adolescentes e ampliar as oportunidades de trabalho e a qualificação profissional da juventude brasileira.

Segundo relatório divulgado nesta semana pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), 38% dos adolescentes do Brasil vivem em situação de pobreza e são o grupo etário mais vulnerável ao desemprego, à violência e à degradação ambiental. O documento da Unicef destaca que 81 mil jovens entre 15 e 19 anos foram assassinados entre 1998 e 2008. Com estes números, o Brasil é o primeiro lugar no ranking mundial de homicídios de adolescentes.

Francischini quer trabalhar, principalmente no enfrentamento do crack no país. Segundo o deputado, essa droga traz muitos males para os jovens brasileiros, pois causa dependência quase imediata. Por isso, o deputado também pretende trabalhar para ampliar o atendimento e recuperação de dependentes químicos nas unidades públicas de saúde.

“É preciso fazer ainda um trabalho de prevenção nas escolas e nas igrejas. Além de achar uma forma de buscar recursos que possam apoiar os estados e municípios nessa grande luta contra o crack. Temos que aumentar também a força da legislação no combate ao crime. Esses são temas nacionais que vão influenciar no dia-a-dia das pessoas, pois ninguém aguenta mais o tamanho da violência e da criminalidade no Brasil”, avaliou.

O deputado, que é delegado da Polícia Federal (PF), lembrou ainda que Curitiba, por exemplo, é a 5ª pior capital em índice de homicídios dolosos. De acordo com ele, o tráfico de drogas influencia diretamente nesses índices. “Por isso, precisamos ter uma legislação que dê instrumentos para a polícia e os educadores enfrentarem esse grande problema”, resumiu.

Para Romero Rodrigues, o principal desafio na comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio  é ampliar a  geração de empregos no país. O parlamentar acredita que o aumento dos postos de trabalho ajudará, principalmente, os jovens a sair do caminho das drogas. “A geração de emprego pode ser o principal caminho para combater esse grande mal que assola a população brasileira. É fundamental fazer um trabalho que possa  dar oportunidades aos jovens”, destacou.

Play
baixe aqui

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Paula Sholl/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
3 março, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *