Agenda fundamental


Maior desafio da Comissão de Ciência e Tecnologia será garantir a liberdade de expressão, diz Bruno Araújo

O deputado Bruno Araújo (PE) foi eleito nesta quarta-feira (2) presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara. Expansão da banda larga, controle da mídia, crimes na internet e combate à pirataria são exemplos de temas a serem debatidos no colegiado.

De acordo com o parlamentar, o maior desafio da comissão será defender qualquer ameaça do governo de tentar restringir a liberdade de expressão. Além de Araújo, o PSDB terá o deputado Antonio Imbassahy (BA) como 1º vice-presidente. Já o deputado Ruy Carneiro (PB) foi indicado para a 3ª vice.

“Vamos defender de forma muito firme qualquer situação que ameace a absoluta liberdade do exercício da atividade da imprensa”, assegurou Bruno Araújo. O tucano adiantou que assuntos como a ampliação do acesso à internet de banda larga também ganharão grande destaque na comissão. “A internet facilita e desenvolve algo que é pilar na formação do país: a educação. Esse é um tema dos mais importantes que iremos debater”, disse.

Play
baixe aqui

Ainda de acordo com o parlamentar, a comissão também deve acompanhar a situação da qualidade da telefonia celular país afora. “Vamos buscar algo que tenha reflexo direto na vida dos brasileiros no sentido de fazer com que os setores privados funcionem, obtenham resultados e, sobretudo, que o consumidor brasileiro ganhe com qualidade do serviço prestado”, ressaltou.

Em relação ao combate à pirataria no país, o deputado ressaltou a importância da questão e afirmou que essa deve ser uma preocupação no Brasil. “A pirataria cria um grande dano aos estados, não incentiva a produção tecnológica, desestimula a criatividade e não garante a propriedade daqueles que, de alguma forma, dedicaram seu tempo com conhecimento, criatividade e originalidade. É um tema que vamos enfrentar com muita força”, apontou.

O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), manifestou satisfação com a escolha dos nomes. “Pela experiência que já acumularam na vida pública, ambos saberão conduzir muito bem os trabalhos dessa comissão. Tenho certeza que os deputados escolhidos irão trazer para a comissão um bom debate”, apontou.

O deputado Antonio Imbassahy, por sua vez, considerou importante que a comissão use todas as suas prerrogativas para fazer com que o Executivo cumpra com suas obrigações. “É nessa direção que vamos conduzir os trabalhos”, ressaltou. Em relação aos temas que serão prioridades no colegiado, o parlamentar destacou o acesso à banda larga como um dos principais. “É fundamental expandir a internet no país. Um país que pretende evoluir necessita levar informações para a população de forma universal. Por isso, é muito importante a conexão de alta velocidade”, ressaltou.

Já o deputado Ruy Carneiro disse que a expectativa para os trabalhos é muito positiva. “Essa comissão é muito importante para o Brasil. O Bruno Araújo é um deputado muito experiente e acredito que ele, junto com os demais integrantes, fará um grande trabalho na comissão”, afirmou. O tucano  acredita que o grande desafio do colegiado é debater acerca da inovação tecnológica no país.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: David Ribeiro/ Áudio: Elyvio Blower)

Leia também:

PSDB indica Bruno Araújo e Carlos Alberto Leréia para presidir comissões na Câmara


Compartilhe:
2 março, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *