Pauta extensa


Leréia assume Relações Exteriores e promete debates sobre temas estratégicos da diplomacia brasileira

O deputado Carlos Alberto Leréia (GO) assumiu nesta quarta-feira (2) a presidência da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara. O tucano foi eleito por unanimidade após ser indicado pelo PSDB para comandar o colegiado. O parlamentar afirmou, logo após a ratificação do seu nome, que buscará unir os conhecimentos e a experiência dos parlamentares em prol da diplomacia brasileira e da segurança do país.

“Teremos uma pauta extensa. Essa comissão é formada por políticos muito experientes, como ex-governadores e ex-presidentes desta Casa. Tenho certeza que cada um vai dar sua contribuição e poderemos ter, no final do ano, um saldo positivo junto as autoridades que lidam com as questões internacionais e da defesa nacional”, destacou.

Play
baixe aqui

Um dos temas que devem ser abordados logo no início dos trabalhos é a proposta que aumenta os valores pagos pelo Brasil ao Paraguai pelo excedente da energia produzida em Itaipu (PDC 2600/10). Sobre esse assunto, Leréia acredita que o colegiado deve produzir o debate e mostrar a sociedade as consequências deste acerto bilateral. De acordo com ele, qualquer mudança que possa lesar o país deve ser tratada com transparência, como é o caso deste projeto que, se for aprovado, elevará de US$ 120 milhões, em média, para US$ 360 milhões o pagamento do Brasil ao país vizinho pela eletricidade excedente produzida na usina.

O líder do PSDB, deputado Duarte Nogueira (SP), destacou a importância da comissão. Segundo ele, o colegiado é palco de importantes debates e discussões em torno dos interesses do país na área internacional e das ações do Itamaraty em relação às demais nações. O líder lembrou ainda que, no último ano, o deputado licenciado Emanuel Fernandes (SP) comandou os trabalhos do grupo, que continua sob a presidência do PSDB. “Tenho certeza que a comissão continuará sendo muito bem dirigida”, afirmou.

Ex-presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, o deputado Eduardo Azeredo (MG) ressaltou que a política externa do Brasil se tornou mais forte desde o início do Plano Real e lembrou que esse colegiado tem o importante dever de acompanhar o conjunto de ações do governo nesta área. “Na gestão Lula foram vários os equívocos diplomáticos: houve aproximação com governos totalitários e ditatoriais e a criação de embaixadas em pequenas ilhas do Caribe, o que foi um excesso”, condenou o tucano, ao destacar que o PSDB estará atento a esses temas no âmbito do colegiado sob o comando do parlamentar de Goiás.

Carlos Alberto Leréia é radialista e está no terceiro mandato na Câmara. O deputado já presidiu as comissões de Viação e Transportes e a de Minas e Energia. Além dele e de Azeredo, o deputado Antonio Carlos Mendes Thame (SP) também é titular da Comissão de Relações Exteriores da Câmara pelo PSDB. Os tucanos Berinho Bantim (RR), Luiz Nishimori (PR) e Rodrigo de Castro (MG) são suplentes. Também hoje foram eleitos o deputado Fábio Souto (DEM-BA) para 1° vice-presidente e o deputado Vitor Paulo (PRB-RJ) para 3º vice-presidente. O 2º vice-presidente ainda não foi escolhido.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Diego Freire / Áudio: Elyvio Blower)

Leia também:

PSDB indica Bruno Araújo e Carlos Alberto Leréia para presidir comissões na Câmara

Compartilhe:
2 março, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *