Debate necessário


Comissão Especial da Reforma Política na Câmara terá cinco deputados do PSDB

Cinco deputados do PSDB serão integrantes de comissão especial da Câmara que discutirá os 100 projetos sobre reforma política em tramitação na Casa. São eles: Antonio Carlos Mendes Thame (SP), Bruno Araújo (PE), Eduardo Azeredo (MG) e William Dib (SP) como titulares, além de Alfredo Kaefer (PR) como suplente. Os tucanos esperam que as mudanças no sistema político e eleitoral realmente aconteçam e que as alterações possam ser aplicadas nas eleições municipais de 2012.

Na última semana, o Senado também instalou uma comissão para elaborar uma proposta de reforma política. O colegiado da Câmara foi instalado nesta terça-feira (1º) e será formado por 40 deputados. A comissão tem 180 dias para buscar um consenso sobre temas polêmicos, como o financiamento público de campanhas, o fim das coligações, a cláusula de desempenho para partidos e o sistema de listas fechadas, entre outras mudanças nas regras eleitorais. Se forem aprovadas até outubro deste ano, algumas alterações já poderão ser aplicadas nas eleições municipais de 2012.

Para o líder do PSDB, deputado Duarte Nogueira (SP), é fundamental que as divergências não inviabilizem o andamento dos trabalhos da comissão. “Queremos que a reforma política seja feita. Se não for possível um consenso, vamos buscar a maioria em torno de um parecer e levar esse assunto para o plenário, para que lá as partes mais polêmicas sejam acertadas no voto”, afirmou.

O deputado Eduardo Azeredo disse que a expectativa é positiva e que o momento é ideal para debater o assunto. O tucano disse que o Congresso tem que aproveitar o início do governo e da legislatura para buscar uma proposta viável e coordenar os trabalhos com a comissão com o mesmo propósito criada pelos senadores na semana passada.

“Espero que o tempo previsto seja suficiente. São duas comissões: uma na Câmara e outra no Senado. Vamos trabalhar em conjunto para alcançarmos um resultado satisfatório. Espero que nosso sistema de eleição fique de acordo com o que a população deseja e que a proposta seja objetiva e de interesse para a sociedade brasileira”, ressaltou.

Segundo Kaefer, o processo político deve aproximar a população dos seus eleitos. “Carecemos de avanço e modernização. Vamos fazer o equilíbrio entre os poderes para que tenhamos um processo político e eleitoral mais adequado e mais próximo da população”, ressaltou.

O tucano defende o fim da coligação proporcional para que haja um fortalecimento dos partidos, mas acredita que a ideia ainda precisa de muito debate. “Vamos discutir a questão e tenho certeza que o país sairá vitorioso. Pretendemos levar à população um sistema moderno político eleitoral”, resumiu.

No Senado, Aécio defende cumprimento do prazo

No Senado,  Aécio Neves (MG) participou nesta terça-feira (1º) da primeira reunião da Comissão da Reforma Política, na qual foram elencados os principais temas que serão discutidos. O tucano disse que não houve nenhuma discordância na aprovação do cronograma das atividades. “Fiquei muito satisfeito com o resultado da reunião. É preciso termos metas rígidas para cada tema e uma sistemática nos trabalhos. Temos as condições necessárias de em 45 dias apresentarmos um projeto”, ressaltou.

A próxima reunião do colegiado foi marcada para o próximo dia 15, quando estarão em pauta assuntos como suplência de senador e data de posse dos chefes do Poder Executivo.  Para Aécio, o fundamental é discutir à exaustão todos os assuntos que envolvam a reforma. “O importante é votarmos e não ficar tentando encontrar consensos absolutos, porque muitas vezes essa busca nos distancia de nosso objetivo final”, concluiu.

(Reportagem: Letícia Bogéa com informações da Ag. Câmara e da Assessoria de Imprensa da Liderença do PSDB na Senado/ Fotos: Eduardo Lacerda/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
1 março, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *