Estreia no grande expediente


Imbassahy critica omissão do governo no setor elétrico e cobra prevenção contra enchentes

Em pronunciamento no plenário, o deputado Antonio Imbassahy (BA) criticou nesta segunda-feira (28) a irresponsabilidade do governo para tratar da infraestrutura, prevenção de desastres naturais e segurança pública. Engenheiro elétrico e ex-presidente da Eletrobrás, o tucano estreou no grande expediente da Casa cobrando uma atenção redobrada com o setor energético diante do apagão que atingiu o Nordeste em fevereiro deste ano.

“Não podemos permitir que apagões como o que ocorreu na Região Nordeste atingindo oito estados voltem a acontecer. Essa suposta ‘interrupção temporária de energia’ atingiu 40 milhões de habitantes. A ausência do Sistema Nacional de Alerta e Prevenção de Desastres Naturais é um problema grave. O sistema foi anunciado no governo passado, mas até agora nada foi feito”, afirmou o parlamentar. O deputado destacou que pretende identificar políticas energéticas para assegurar e acelerar o crescimento econômico do Brasil.

O tucano citou relatório da ONU, segundo o qual 7,5 milhões de brasileiros foram afetados por 60 catástrofes naturais, no período de 2000 a 2010, sem contar os acontecimentos trágicos no início do ano no Rio de Janeiro. Imbassahy condenou a omissão do governo federal na tomada de providências preventivas. “Além de ter irresponsavelmente falhado na implementação do sistema de alerta de prevenção a desastres naturais, o governo federal não investe em obras básicas de prevenção”, ressaltou.

Da tribuna, o deputado lamentou também os índices de violência no Brasil e em Salvador. “No meu estado, só em janeiro deste ano, em Salvador e região metropolitana foram assassinadas 177 pessoas. Significa um assassinato a cada quatro horas. Na Bahia, no ano passado, foram registrados 4.856 homicídios, ou seja, 14 homicídios a cada dia. Um número estarrecedor”, lamentou.

Para Imbassahy, o governo deveria mirar-se nos bons exemplos de Minas Gerais e São Paulo, ambos administrados pelo PSDB, cujas ações de combate a criminalidade possibilitaram reduzir acentuadamente os índices de violência tanto na capital quanto no interior.

Play
baixe aqui

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Agência Câmara/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
28 fevereiro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *