Colegiados com contraponto


Líder da Minoria destaca importância das comissões que serão presididas pela oposição na Câmara

O líder da Minoria na Câmara, deputado Paulo Abi-Ackel (MG), ressaltou a importância das quatro comissões que a oposição comandará na Câmara: Agricultura (DEM), Ciência e Tecnologia (PSDB), Relações Exteriores (PSDB) e Segurança Pública (DEM). Segundo o tucano, os dois partidos tiveram um desempenho muito bom à frente dos colegiados nas últimas legislaturas e devem manter o mesmo nível a partir deste ano. Por esse motivo, Abi-Ackel acredita que os temas debatidos nos colegiados deverão ser remetidos ao plenário para votação.

De acordo com o parlamentar, a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática tem discutido questões importantes e fazendo um contraponto à maneira politizada do governo petista de tratar temas absolutamente técnicos. O colegiado foi comandado outras quatro vezes por tucanos. A última gestão do partido nesta comissão foi em 2009 com o deputado Eduardo Gomes (TO), atual primeiro-secretário da Câmara.

“Nós teremos pela frente grandes discussões nos setores de telecomunicações, científico e tecnológico. Portanto, nós temos uma vocação no PSDB para tratar dessas questões de vanguarda e vamos manter o alto nível que marcou a presidência dessa comissão sempre com representantes do PSDB”, avaliou o líder da Minoria.

Na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, que será presidida pelo Democratas, o tucano defende que sejam discutidas questões como a política de segurança pública, a proteção das fronteiras e o combate ao tráfico de drogas. “Não há no governo federal investimentos e nenhuma política estratégica para o setor. Pelo contrário, existe uma completa inércia do governo em relação a esse assunto com o argumento de que essa matéria é da competência dos estados, mas não é”, destacou Abi-Ackel.

Abi-Ackel ressaltou a importância da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional diante da política externa desenvolvida pelo governo Lula. “Nós pretendemos fazer um contraponto a esse consenso de que a política externa foi um fiasco, um fracasso, pretensiosa e irresponsável buscando entendimentos com ditadores e líderes de países cuja referência política é muito negativa”, argumentou.

Em 2010, o PSDB também esteve no comando do colegiado que trata de temas relacionados à diplomacia com o deputado licenciado Emanuel Fernandes (SP). O PPS, também na oposição ao governo Dilma, ocupará a primeira vice-presidência da Comissão de Defesa do Consumidor. Os nomes do partido para comandar as duas comissões, segundo o líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), serão definidos até a próxima semana.

Play
baixe aqui

(Reportagem: Marcos Côrtes e Alessandra Galvão/Foto: Agência Câmara/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
25 fevereiro, 2011 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Colegiados com contraponto”

  1. Julia Rosa da Cruz disse:

    Dep. Eduardo Gomes, solicito por getileza agilizar a votaçao dos Pls. 3299/2008, 4434/2008 e 01/2007. ambos estão prontos para pauta e já deveriam ter sido votados.

    Cordiais Saudaçoes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *