Estreia na tribuna


Marcus Pestana defende financiamento adequado do SUS e reformas política e tributária

Em seu pronunciamento de estreia na tribuna da Câmara, o deputado Marcus Pestana (MG) afirmou que o Legislativo deve focar seu trabalho no enfrentamento de três gargalos da gestão pública: mudança profunda do sistema político, eleitoral e partidário, transformação radical do sistema tributário e fiscal e a construção de um padrão de financiamento consistente e adequado para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Na avaliação do deputado, esse é um terreno onde não obrigatoriamente se confrontarão oposição e governo, maioria e minoria. “É possível a construção de canais de negociação e debate para erguermos consensos progressivos em torno de temas tão complexos e polêmicos”, avaliou. Pestana acrescentou que “a mudança será proporcional à ousadia e capacidade de negociação” dos parlamentares.

Na reforma política, o deputado afirma que não é possível a sobrevivência de um sistema eleitoral, pois  70% das pessoas  esquece o nome dos seus deputados ou vereadores depois de dois anos do pleito. “É preciso ancorar os mandatos ou nos compromissos programáticos – no caso do voto em lista, ou no território – na hipótese da introdução do voto distrital”, destacou. O deputado defende o voto em lista, mas tem a convicção de que é preciso antes de adotar esse modelo um “estágio de amadurecimento com a introdução do voto distrital misto”.

Sobre reforma tributária, Marcus Pestana entende que é fundamental a simplificação do sistema com a redução do número de impostos. “É essencial reduzir a regressividade, tornando o sistema mais justo, e a tributação em cascata nas diversas cadeias produtivas. É preciso desonerar a produção, os investimentos e a inovação tecnológica. É urgente a redefinição do Pacto Federativo, com a delimitação de funções e descentralização dos recursos hoje concentrados na União”, enumerou.

Quanto ao financiamento da Saúde, o deputado, que foi secretário de Saúde do governo Aécio Neves por sete anos, afirmou que é impossível garantir o acesso universal e de qualidade com pouco mais de R$ 700,00 anuais por habitante. O parlamentar lembrou que todas as pesquisas de opinião pública, revelam há muito tempo que a prioridade “número um” do imaginário popular é a saúde. “É um paradoxo que não consigamos produzir decisões que reflitam a vontade expressa da população, sequer regulamentando a Emenda Constitucional 29”, lamentou.

Para Pestana, agir a favor desses três temas é zelar pela imagem do Congresso. “Isso não será feito com retórica vazia, com pirotecnia ou factóides, com omissão ou preguiça. Sairei daqui frustrado e considerando que fracassamos como instituição, se daqui a quatro anos não tivermos introduzido mudanças profundas nestes três setores absolutamente prioritários para o Brasil avançar”, ponderou.

O deputado foi aparteado por dois deputados da base do governo durante seu discurso no grande expediente. Renan Filho (PMDB-AL) comemorou o fato de haver convergência entre políticos de partidos opostos. “Só faremos a reforma política se houver convergência de pensamento e isso o deputado Marcus Pestana demonstrou que pode existir”, destacou. O deputado Amaury Teixeira (PT-BA) elogiou a declaração do tucano de que “essa legislatura tem responsabilidade histórica, especialmente na luta contra o subfinanciamento do SUS”.

O vice-líder do PSDB Luiz Fernando Machado (SP) classificou o discurso como uma “fala consistente, com comunicação clara e que evidencia o surgimento de uma nova liderança mineira no Parlamento”. “Todos aprenderemos com o senhor, deputado Pestana”, afirmou tucano.

Play
baixe aqui

(Da redação com informações da assessoria do deputado/Foto: Orlando Brito/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
24 fevereiro, 2011 Últimas notícias 3 Commentários »

3 respostas para “Estreia na tribuna”

  1. Marina disse:

    Quem está pedindo socorro no país é a classe média e o micro e pequeno empresário.
    O custo do país está insuportável para estes que são alicerce, lutando para não desmoronar.
    Vem do RS a primeira grande luta do ano de Marco Mais “Vamos simplificar impostos”…
    A complexidade e o alto custo final dos impostos estão estrangulando a classe média brasileira e será a vergonha política do futuro.
    O Brasil tem nas mãos o destaque internacional – criar o imposto único, igualando sua população e tributando o capital.
    Ser moderno é urgente, antes que a classe política brasileira cheire a mofo

  2. Fabio Pinheiro disse:

    Parabéns Marcus Pestana, pela sua estréia em Brasília, achei seu discurso consistente e muito claro, seus desafios são enormes, sua experiência polícita será muito importante para abreviar os caminhos difíceis, você é a nova liderença do povo mineiro, um abraço fraterno, Fábio Pinheiro

  3. Agnaldo Henriques Costa disse:

    Um nome da expressão de Marcus Pestana com experiência de 07 anos a frente da Secretaria de Saúde de Minas Gerais que estréia na tribuna com um diagnóstico preciso dos problemas do país nos dá esperança que esta nova legislatura possa atacar de frente estes gargalos. Principalmente a constatação do deputado do subfinanciamento do SUS.Problemas de gestão existem , mas o eixo central é a tabela de procedimento do SUS . Como dirigente de Hospital Filantrópico deposito enormes expectativas no Deputado Marcus Pestana , pela sua lucidez , capacidade e bom senso.
    Agnaldo H. Costa
    São Vicente de Minas. MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *