Noventa anos de jornalismo


Duarte Nogueira destaca importância da “Folha de S. Paulo” na história da imprensa brasileira

O líder do PSDB na Câmara, deputado Duarte Nogueira (SP), participou nesta terça-feira (22) da sessão solene que homenageou os 90 anos do jornal “Folha de S. Paulo” na Câmara. Durante seu discurso no plenário, o tucano destacou  a importância do diário na história do Brasil e da imprensa nacional. Considerada uma das publicações de maior destaque no país, a “Folha” tem atualmente 24 milhões de leitores. “Esses 90 anos são prova inequívoca do seu comprometimento com a imparcialidade, pluralidade e com os valores democráticos. A sociedade brasileira reconhece seu valor como um órgão de comunicação dos mais importantes e influentes”, ressaltou Nogueira.

Além do valor histórico, o líder do PSDB também afirmou que a “Folha” tem se destacado “nesses tempos em que o governo tenta impor limites à liberdade de imprensa”. Segundo o deputado, governos democráticos não deveriam buscar formas, mesmo que sutis, de controle dos meios de comunicação. “Não há países verdadeiramente democráticos sem que haja imprensa livre, que critica, desafia e se faz porta-voz dos interesses da sociedade. Ao longo dessas nove décadas, a Folha se consolidou como espaço permanente de debates, confrontos de ideias e abordagens sobre todos os aspectos da vida política, econômica e social do Brasil”, avaliou.

Duarte Nogueira disse ainda que o jornal paulista está sintonizado com o mundo moderno, caracterizado pelo surgimento de novas tecnologias que impactam no modo de vida e nas necessidades da população. No ano passado, lembrou o deputado, o diário fez uma reformulação gráfica e foi um dos primeiros no Brasil a integrar as equipes do jornal impresso e de sua versão on-line. “Isso é sinal de que o jornal se antecipa às necessidades da sociedade e, com isso, prepara-se para os próximos 90 anos. Cumprimento esses profissionais e colaboradores que, em algum momento, deram sua contribuição para que a Folha de S. Paulo chegasse às bancas com o registro da história do nosso país”.

Play
baixe aqui

(Reportagem: Letícia Bogéa/Foto: Agência Câmara/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
22 fevereiro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *