Mais ministérios


Duarte Nogueira critica novo inchaço da máquina pública no governo federal

Apesar do anúncio recente do corte de R$ 50 bilhões no Orçamento, a presidente Dilma Rousseff confirmou nesta segunda-feira (21) a criação do Ministério de Pequenas e Médias Empresas e da Secretaria Nacional de Irrigação. O anúncio foi feito durante o encontro com governadores do Nordeste, que ocorre em Sergipe. Para o líder do PSDB na Câmara, deputado Duarte Nogueira (SP), a postura do Planalto representa um contrassenso. “Ministérios já existentes ou órgãos a eles ligados poderiam executar a mesma função, desde que devidamente supervisionados”, disse Duarte.

Como destacou o parlamentar, no final do governo Fernando Henrique Cardoso, em 2002, existiam 26 ministérios. Ao longo da gestão petista, a estrutura saltou para 40 pastas ou secretarias com igual status. “Ou seja, os governos Lula e Dilma já são especialistas em inchar a máquina pública. Pedem o sacrifício do povo para pagar a conta da gastança eleitoral, mas o que temos até agora é um salário mínimo mais arrochado, mais carga tributária – já que acenam com o retorno da CPMF – e mais cabide de emprego para os aliados”, alertou.

No Twitter, o líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), criticou a contradição do governo Dilma, que aumenta despesas ao mesmo tempo em que fala em cortes. Para o tucano, o Planalto vai criar “mais um cabidaço” ao ampliar a estrutura governamental. “Por que não criar o Ministério dos falidos? Das grandes empresas? Dos mercenários? Dos clubes de futebol? Aonde vamos parar?”, questionou o senador, para quem falar em cortes e criar ministério “é o suprassumo da incoerência.”

(Da redação com assessoria de imprensa da Liderança do PSDB no Senado/ Foto: Ag. Câmara)

Compartilhe:
21 fevereiro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *