Fantasma de volta


Deputados criticam paralisia do governo diante da alta da inflação

Os deputados Reinaldo Azambuja (MS) e Luiz Nishimori (PR) criticaram nesta quarta-feira (9) a falta de atitude do governo federal diante do primeiro índice de inflação da gestão Dilma, que teva a maior alta em seis anos. O indicador foi de 0,83% em janeiro, acima dos 0,63% de dezembro e do registrado em janeiro do ano passado, quando a variação foi de 0,75%. Além disso, a análise do Instituto Teotônio Vilela (ITV) divulgada hoje (9) faz mais um alerta: a alta dos preços não se restringe aos alimentos, mas também atingiu o bolso do trabalhador que gasta seu salário no setor de prestação de serviços.

Para Azambuja (foto), a gastança desenfreada, o baixo investimento e a teimosia do Ministério da Fazenda em não ajustar a política econômica são os principais fatores que contribuíram para a volta da inflação no país. “Isso está sendo desmascarado agora com esses números. Nós, do PSDB, queremos um país onde a inflação não corroa o salário do trabalhador e não aflija os empresários”, apontou. O deputado também ressaltou que a administração do PT está jogando fora o legado tucano deixado pelo governo FHC de estabilizar a economia.

O tucano afirmou ainda que é uma praxe do governo petista buscar um culpado. Ao mesmo tempo, demonstra incapacidade para admitir sua responsabilidade pelos índices negativos da economia. “Eles não enxergam que o culpado disso é o próprio governo, que não faz o que precisa ser feito. Sem dúvida nenhuma, esse é o pior mal para a população brasileira”, condenou.

O deputado Luiz Nishimori diz que a situação é muito preocupante, pois a inflação afeta os trabalhadores de baixa renda e o setor produtivo do país. Segundo o parlamentar, essa alta de preços que desponta agora já vinha dando sinais nos últimos anos no governo PT, pois a gestão Lula não conseguiu reduzir o custo brasil e modernizar o sistema econômico com reformas estruturantes.  “O segmento mais atingido é o pessoal mais carente. Considero fundamental rever esse quadro o mais rápido possível”, cobrou. 

Play
baixe aqui

(Reportagem: Artur Filho/Áudio: Elyvio Blower/ Foto: Paula Sholl)

Compartilhe:
9 fevereiro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *