A favor da sociedade


Macris consegue assinaturas para instalar CPI que investigará o consumo abusivo de álcool

O deputado Vanderlei Macris (SP) conseguiu as assinaturas necessárias para a criação da primeira Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) desta  54ª Legislatura. Segundo o tucano, o objetivo é  investigar as causas e as consequências do consumo abusivo de álcool entre os brasileiros e, especialmente, determinar as razões que aumentaram o consumo da substância nos últimos cinco anos. O deputado conseguiu 194 apoios, 23 a mais do que o exigido pelo regimento interno da Casa, e deu entrada no pedido de abertura da CPI nesta quarta-feira (9).

Segundo Macris, dados do Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod) revelam que 40% dos jovens brasileiros a partir dos 11 anos já tiveram ou têm hábito de consumir  álcool. “O problema é sério. É uma droga lícita para a qual não se tem programas, nem projetos ou políticas públicas para tratar da questão”, justificou.

Para o deputado, o consumo sem controle do álcool constrói uma sociedade doente de maneira imperceptível, pois o uso é aceito socialmente ao contrário de outras drogas. “Quem não tem alguém na família ou um amigo com problema de alcoolismo? Quantos crimes são praticados baseados no excesso do uso de álcool? Quantos problemas temos em relação ao álcool quando se pensa na juventude?”, questionou.

No requerimento encaminhado à Mesa Diretora, o parlamentar usa os dados do Ministério da Saúde captados no estudo “Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2008). O levantamento mostra que é crescente o consumo da droga no Brasil. Em 2008, por exemplo, 19% dos entrevistados declararam ter consumido álcool de forma abusiva. Em 2007, foram 17,5%; em 2006 atingiram 16,1%. O consumo é mais frequente em faixas etárias mais jovens – alcançando 30% dos homens e 10% das mulheres entre 18 e 44 anos.

O deputado lembrou também que em maio deste ano será realizada, em Brasília, um seminário da Organização Mundial da Saúde (OMS) e um dos temas será  a criação de “estratégias para a redução dos danos provocados pelo álcool”. Macris informou que o seminário motivou a instalação da CPI.  Relatório recente da OMS afirma que o produto é a quinta causa de morte prematura e de incapacidades no mundo todo, além de provocar 4,4% das doenças no planeta. Segundo a OMS, os problemas de saúde pública relacionados com o consumo da substância tem um impacto negativo considerável, tanto no consumidor como na sociedade.

Macris pretende criar um banco de dados, especialmente sobre a questão da prevenção, e propor a redução dos comerciais de bebidas com álcool durante os trabalhos da comissão de inquérito. “Muitos jovens atuam nessa direção também por causa das propagandas de bebidas alcoólicas. Muito pode ser feito para  amenizar esse problema”, resumiu.

Play
baixe aqui

(Reportagem: Letícia Bogéa/Foto: Paula Sholl/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
9 fevereiro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *