Inércia federal


Deputados criticam falta de ação do Planalto para evitar quedas de energia

Os deputados Antonio Imbassahy (BA) e Luiz Carlos (AP) criticaram nesta segunda-feira (7)  a inércia do governo federal para evitar as sucessivas quedas de energia elétrica, já que os casos quase dobraram nos últimos dois anos em todo o país. De acordo com o jornal “Folha de S. Paulo”, os apagões graves, como o que ocorreu em oito estados do Nordeste na última semana, passaram de 48 em 2008 para 91 em 2010. 

Imbassahy repudiou a tentativa do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, de minimizar o apagão mais recente. Para o tucano, a falha foi grave e a reação do governo de não admitir o blecaute gera ainda mais preocupação. “É estranho quando o ministro afirma que o sistema elétrico nacional é o mais seguro do mundo. Não é isso que estamos constatando”, destacou.

O deputado também acredita que as autoridades do setor estão perdidas e não sabem o que fazer diante do problema. “Há um desencontro de informação entre autoridades e isso transmite para a população falta de confiança e credibilidade dos dirigentes do setor elétrico”, afirmou.

Para Luiz Carlos, os apagões também criam insegurança e inibem investimentos na região efetada. “A gente não pode ficar botando panos quentes nem tampando o sol com a peneira. Essa lentidão afasta os investimentos e estanca os que estão em curso. Isso é prejuízo direto para os habitantes das regiões atingidas”, ponderou.

De acordo com especialistas ouvidos pela “Folha”, o maior número de apagões é resultado das condições climáticas adversas e da falta de investimentos.  E mais: as quedas continuarão se repetindo porque a principal característica do sistema elétrico brasileiro é a interligação. Nesse modelo,  grandes linhas de transmissão levam energia para todo o país.

Para o engenheiro Afonso Henriques Moreira Santos, que foi presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) durante o governo Fernando Henrique Cardoso, esse modelo é “ultrapassado e vulnerável”. Já o presidente do Centro Brasileiro de Infraestrutura, Adriano Pires, defende a construção de mais usinas termelétricas próximas aos centros de consumo para guarnecer as cidades em caso de problemas. Pires também cobra a modernização das linhas e equipamentos relacionados à transmissão.

Play
baixe aqui

(Reportagem: Artur Filho/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
7 fevereiro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *