Múltiplas ações


Tucanos exigem explicações e cobram providências do governo sobre apagão no Nordeste

O deputado Antonio Imbassahy (BA) afirmou nessa sexta-feira (4) que o PSDB entrará com uma série de ações cobrando providências e explicações do governo federal pelo apagão que atingiu os estados da Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Sergipe, Piauí e Rio Grande do Norte. “O governo está reagindo de maneira desrespeitosa, com descaso perante a população do Nordeste. Queremos saber o que está acontecendo. A presidente Dilma está falhando com o Brasil e, especialmente, com aquela região”, frisou Imbassahy.

No âmbito do Congresso Nacional, o tucano anunciou que entrará com requerimento de informações endereçado ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, exigindo esclarecimentos sobre o apagão. Além disso, pedirá a criação de uma subcomissão na Comissão de Minas e Energia para acompanhamento das consequências do ocorrido e das providências que serão tomadas pelo governo para que episódios similares não aconteçam mais. Imbassahy quer, também, a criação de uma comissão externa para verificação in loco dos problemas ocorridos principalmente em Recife, Maceió e no Pólo Industrial de Camaçari.

Play
baixe aqui

Senadores querem justificativas de Lobão e recursos para evitar novos blecautes


“Em Recife tivemos arrastões, distúrbios no sistema penitenciário e o principal hospital ficou inoperante”, explicou Imbassahy. O parlamentar disse ainda que em Camaçari, na Bahia, onde está instalado o principal pólo petroquímico da América Latina, as indústrias estão paralisadas. “Muitas delas só voltarão a operar daqui a cinco dias”, ressaltou o tucano.

Ressarcimento dos prejuízos

Externamente, Imbassahy afirmou que fará o convite para que os Democratas e o PPS assinem conjuntamente com o PSDB três representações. Ao Ministério Público Federal (MPF) será solicitada investigação dos problemas que geraram o apagão e o acompanhamento do ressarcimento aos que tiveram prejuízos. Já ao Tribunal de Contas da União (TCU) e à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), serão pedidas auditorias para que sejam feitas investigações das causas da falta de energia nos oito estados.

“Um governo responsável e sério deve explicações. Tentar minimizar, como fez o ministro Edison Lobão, é extremamente repudiado pela população. O que está acontecendo é um descaso”, frisou Imbassahy. “O setor elétrico nacional virou um loteamento. Considero um absurdo que o governo gaste tempo com demandas políticas e esqueça da população. Precisamos preservar o setor para bem servir a população”, concluiu o deputado.

Problemas em Alagoas

O deputado Rui Palmeira (AL) afirmou nesta sexta-feira (4) que também entrará com requerimento ao Ministério de Minas e Energia pedindo informações sobre os motivos que levaram oito estados a ficarem sem energia elétrica durante praticamente toda a madrugada, principalmente em seu estado. “O próprio ministro andou dizendo que não houve apagão e que não houve blecaute. Acho que é preciso solicitar informações técnicas para saber o que realmente aconteceu”, afirmou o parlamentar. Segundo o tucano, Alagoas não possui um sistema elétrico independente e por isso usa, exclusivamente, o sistema Eletrobras.

(Reportagem: Thaís Antonelli/ Foto: Divulgação/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
4 fevereiro, 2011 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Múltiplas ações”

  1. Gildasio Guimaraes Souza disse:

    tem que ter explicações mesmo assim ja e de mais foraaaaaa Dilma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *