Em defesa da educação
Luiz Fernando Machado propõe criação da Frente Parlamentar em Defesa da Qualificação Profissional
Em pronunciamento no Plenário da Câmara nesta sexta-feira (4), o deputado Luiz Fernando Machado (SP) disse que vai apresentar proposta de criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Qualificação Profissional. Segundo o tucano, a união dos deputados a favor do tema é necessária, pois não há atualmente nenhuma ação objetiva para qualificar jovens e adultos no país. “O Brasil iniciará uma rota de crescimento e desenvolvimento, mas não terá talentos suficientes, qualificados e capacitados para cumpri-la de maneira sustentável”, argumentou.
Para Luiz Fernando, essa situação precisa ser revertida, já que o país também vive um apagão de mão de obra e de talentos. “Estaremos apagando uma geração se não tivermos condições de gerar emprego e renda, que naturalmente passa pelas questões que dizem respeito à qualificação profissional”, reiterou.
Além de propor a frente parlamentar, o deputado apresentará uma proposta para criação de uma universidade federal em Jundiaí (SP). Projeto semelhante de autoria do deputado Vicentinho (PT-SP) já tramita na Casa. Por isso, o tucano pediu ao petista que dê a ele a oportunidade de ser coautor do projeto que institui uma universidade pública na cidade paulista. De acordo com o parlamentar, os alunos da região sofrem com longas viagens para estudar fora ou acabam não ingressando no ensino superior por falta de condições financeiras para pagar o deslocamento ou morar em outras cidades do interior de São Paulo.
(Reportagem: Artur Filho/Foto: Agência Câmara/Áudio: Elyvio Blower)
Leia aqui a íntegra do discurso do parlamentar, no qual o tucano aborda outros temas
Deixe uma resposta