Sistema moderno?


Senadores cobram justificativas de Lobão e recursos para evitar novos apagões

Senadores do PSDB exigiram explicações do ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, sobre o apagão da região Nordeste que atingiu oito estados na madrugada de hoje. O líder tucano no Senado, Alvaro Dias (PR), criticou o fato de o governo argumentar que tem um dos mais modernos sistemas elétricos do mundo.  “Querer comparar o sistema brasileiro com o que há de mais moderno é brincadeira. O que há na verdade, e já dissemos isso quando houve o apagão no Sudeste, é a malversação dos recursos. Não estão sendo destinados recursos suficientes para a manutenção do sistema”, avaliou.

O líder disse ainda que o governo está mais preocupado em anunciar de forma espetaculosa programas que vão ou não ocorrer no futuro do que com a manutenção do patrimônio do povo brasileiro. E destacou a preocupação dos governistas em garantir cargos para aliados, deixando de lado a questão técnica: “Muitos especialistas do setor elétrico se aposentaram e o governo fez a opção pelo fisiologismo partidário. A acomodação político-partidária só vem consagrando a incompetência administrativa. Considero fatal o governo priorizar o interesse partidário”, disse.

Segundo Alvaro Dias, o governo não cumpriu o compromisso de que novos apagões não aconteceriam no Brasil. “É claro que o governo dará outro apelido a isso. Vai dizer que não há apagão”.

Mário Couto defende investimentos maciços

O senador Mário Couto (PA) também cobrou explicações e disse que o apagão deve servir de alerta para que o governo passe a investir mais no setor elétrico: “O que aconteceu agora no Nordeste já é um sinal de alerta para o novo governo de que precisa voltar sua atenção para o setor elétrico do país, com investimentos maciços, ou os brasileiros poderão amargar um grande apagão. O PSDB vai estar muito atento a isso para evitar um colapso no setor”, disse.

(Da Liderança do PSDB no Senado/ Fotos: Ag. Senado)

Compartilhe:
4 fevereiro, 2011 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Sistema moderno?”

  1. Antônio Carlos de Araújo disse:

    Prezados Senadores,

    Eu já cansei de frisar aqui neste espaço e em outros de comunicação do PSDB com os seus seguidores/simpatizantes, que este (des)governo no ano eleitoral vangloriava-se do crescimento de 7% em 2010. Só que esta taxa jamais vai se repetir, pois ela foi atingida tomando como base o ano de 2009 quando tivemos crescimento pífio ou próximo zero. Lógico que 2010 teria que ser mesmo 7%, visto que primeiro que o ano base de comparação foi 2009 e segundo que com o pequeno aquecimento da economia em 2010 voltamos ao nível de atividade econômica de anos típicos, ou seja crescer na faixa de 3,5% a 4% ao ano.

    Se houver realmente um aquescimento atípico da economia, o que eu acredito que não haverá pois não temos infraestrutura para tal, podemos com certeza esperar pelo pior: Um apagão NACIONAL aí envolvendo uma derrocada geral no SIN levando por casacata os dois sistemas SUL/DUDESTE/CENTROESTE e NORTE/NORDESTE.

    É provável que o centro de gravidade, onde se desencadeará o próximo apagão será o estado de São Paulo, centro de maior atividade econômica e por conseguinte o de maior demanda de energia elétrica. Não por conta do crescimento econômico somente, mas por conta do crescimento normal do consumo das famílias e pela falta de manutenção do SIN – sistema interligado nacional – quer seja nas Hidrelétricas, quer seja nas subestações e/ou nas linhas de transmissão.

    Que o nosso sistema elétrico é forte e robusto ninguem tem dúvidas quanto a isto. A nossa dúvida é se quem está nos cargos de comando tem competência técnica pra sair por aí falando um monte. Ninguem merece este Sr. Edson Lobão que está se especializando em arranjar as mais estapafúrdias justificativas para a falta de competência gerencial do Ministério das Minas e Energia. Em 2009 foi um raio, em 2011 foi um dispositivo eletrônico que provocou este apagão, que segunto ele foi uma “interrupção”. A próxima desculpa vai ser o relé do seu fusquinha que provocará uma indução magnética na bobina do relé do disjuntor a SF6 da subestação de Ituverá. Acorda Lobão que o negócio é feio.

    O senador Álvaro Dias tocou num ponto importante: O capital humano. O pessoal técnico de carreira está se aposentando e está sendo substituído por sindicalistas e piqueteiros de porta de usina, e os cargos de segundo escalão está entregue ao fisiologismo partidário do PT/PMDB.

    Abraços.

    Antônio Carlos de Araújo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *