Esclarecimentos


Duarte pede informações sobre gastos com cartões corporativos e compra do Panamericano

O deputado Duarte Nogueira (SP), líder do PSDB na Câmara, apresentou nesta quinta-feira (3) dois requerimentos de informação à Mesa Diretora da Câmara. O primeiro requer que sejam prestadas informações pelo ministro-chefe da Casa Civil sobre os gastos realizados com os cartões corporativos. As despesas com esse meio de pagamentos do governo federal bateram recorde em 2010 e atingiram R$ 80 milhões, aumento de 24% em relação a 2009. No outro pedido, o tucano solicita detalhes sobre as operações que resultaram na compra das ações do Banco Panamericano pela Caixa Econômica Federal e a posterior aquisição da instituição pela banco BTG Pactual.

No caso dos cartões, o deputado questiona os “injustificáveis saques em dinheiro” feitos por servidores públicos federais. No documento, Duarte também argumenta que preservar o sigilo destas informações em relação aos gastos da Presidência da República para proteção do então presidente Lula perdeu sentido ao final do mandato do petista.

“Justificativa, aliás, que foi empregada quando da divulgação do suposto ‘banco de dados’ com informações do ex-presidente FHC – que continha descrições detalhadas dos gastos tanto do próprio quanto de sua esposa, Ruth Cardoso”, relembra o líder do PSDB.

Em relação ao Banco Panamericano, o deputado quer saber, entre uma série de informações financeiras, qual é a justificativa da Caixa sobre a apuração pelo Banco Central de novo “rombo” de 1,5 bilhão na financeira do grupo Silvio Santos. Segundo o parlamentar, essa auditoria foi divulgada somente após a aquisição de ações pelo banco estatal. (Da redação com reportagem de Marco Tulio Chaves/Foto: Eduardo Lacerda)

Leia também:

Para Marisa Serrano, gastos do governo com cartões corporativos são abusivos

Caixa foi irresponsável quando comprou ações do Panamericano, afirma Kaefer

Compartilhe:
3 fevereiro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *