Em defesa da lisura


Escolhido 1º Secretário, Cícero Lucena cobrará transparência nos atos administrativos do Senado

O senador Cícero Lucena (PB) foi eleito nesta terça-feira (1º) primeiro-secretário da Mesa Diretora do Senado. Indicado por consenso na bancada do PSDB e escolhido pelo critério da proporcionalidade entre os partidos, o tucano ressaltou que sua gestão cobrará lisura e transparência nos atos administrativos da Casa.

Além de comandar um orçamento anual de R$ 3 bilhões, Lucena pretende apagar a impressão negativa da opinião pública sobre o Senado diante de sucessivos escândalos, como o dos “atos secretos” em 2009. “O PSDB tem uma marca muito importante de administrar com competência e transparência. É esse modelo que queremos implantar. Sabemos que a responsabilidade é muito grande e o desafio maior ainda, mas o nosso compromisso é de colaborar para que essa imagem possa ser revista”, afirmou o tucano.

Uma das preocupações do parlamentar é fazer com que o Senado funcione bem e que as atividades dos parlamentares sejam exercidas mais próximas da população. Lucena informou que começará a receber propostas dos demais senadores para tratar da reforma administrativa da Casa. Conforme salientou, as sugestões apresentadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) também serão aproveitadas. O Senado contratou a FGV ainda em 2009 e uma das principais medidas apontadas era a redução em 50% do número de cargos de chefia na estrutura administrativa.

Também seguindo o princípio da proporcionalidade, o plenário do Senado elegeu os demais titulares da Mesa Diretora para o biênio 2011-2012. José Sarney (PMDB-AP) foi reeleito e presidirá a Casa por mais dois anos. A 1ª Vice-Presidência será ocupada por Marta Suplicy (PT-SP). Para a  2ª Vice-Presidência foi eleito Wilson Santiago (PMDB-PB). A 2ª Secretaria ficará a cargo de João Ribeiro (PR-TO),  enquanto a 3ª Secretaria será ocupada por João Vicente Claudino (PTB-PI). Já a 4ª Secretaria terá Ciro Nogueira (PP-PI) no comando. A eleição dos quatro membros suplentes será realizada nesta quarta-feira (2), às 13h.

Play
baixe aqui

(Reportagem: Artur Filho/Foto: Agência Senado/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
1 fevereiro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *