Eleição da Mesa


Eduardo Gomes oficializa candidatura à 1ª Secretaria da Câmara; PSDB fecha bloco com o DEM

O deputado Eduardo Gomes (TO), indicado pelo PSDB para ocupar uma vaga na Mesa Diretora da Câmara, confirmou  nesta terça-feira (1º) que o partido deverá assumir a 1ª Secretaria da Casa. O PMDB anunciou pela manhã o nome da deputada Rose de Freitas (ES) para o cargo de vice-presidência da Câmara. Como o PT concorre à Presidência, o parlamentar teve a terceira opção de escolha de acordo com o tamanho da bancada tucana, que só perde em número de deputados para o PMDB e PT.

Gomes afirmou que deve realizar um trabalho em prol do fortalecimento do Congresso. “Fui indicado de maneira unânime pelo partido e vamos com responsabilidade desenvolver um trabalho, juntamente com o presidente Marco Maia, que fortaleça o Legislativo”, destacou. O parlamentar ressaltou ainda que, ao assumir o cargo, quer ouvir com atenção as necessidades da Casa.

Em respeito ao critério da proporcionalidade, o partido apoia o candidato petista à Presidência da Câmara, assim como a decisão dos peemedebistas. A sessão preparatória para eleição da Mesa terá inicio às 18 horas de hoje (1°) no Plenário Ulysses Guimarães.

Maia formalizou no meio da tarde sua candidatura à Presidência. Ele estava acompanhado de parlamentares de diversos partidos, como o líder do PSDB, Duarte Nogueira (SP). O petista tem apoio de 21 dos 22 partidos com representação na Câmara.

Além de Maia e Eduardo Gomes, formam a chapa de consenso os seguintes nomes: Rose de Freitas (PMDB-ES), 1ª vice-presidente; Eduardo da Fonte (PP-PE), 2º vice-presidente; Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP), 2º secretário; Inocêncio Oliveira (PR-PE), 3º secretário; Júlio Delgado (PSB-MG), 4º secretário. Os suplentes são: Manato (PDT-ES), Carlos Eduardo Cadoca (PSC-PE), Geraldo Resende (PMDB-MS) e Sérgio Moraes (PTB-RS).

Os líderes dos partidos com representação na Câmara também decidiram hoje formar cinco blocos partidários para assegurar o respeito ao critério de proporcionalidade na divisão dos cargos da Mesa Diretora. Essa é uma reação ao bloco formado ontem pelo do PV e PPS. São eles: PT, PMDB, PP, PSC, PMN e PDT – com 257 deputados; DEM e PSDB – com 96 deputados; PSB, PTB e PCdoB – com 71 deputados; PR, PRB, PRP, PHS, PTdoB, PTC, PSL e PRTB – com 60 deputados; PPS e PV com 26 deputados.

Leia AQUI o perfil do deputado Eduardo Gomes

(Reportagem: Djan Moreno com Ag. Câmara/ Foto: Eduardo Lacerda e Ag. Câmara)

Compartilhe:
1 fevereiro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *