Perfil – Duarte Nogueira


Leia o perfil do novo líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Duarte Nogueira (SP)

Ao assumir a Liderança do PSDB na Câmara, o deputado Duarte Nogueira (SP) alcança mais um posto de destaque em uma trajetória política respeitável. Paulista de Ribeirão Preto, é engenheiro agrônomo, tem 46 anos e caminha para seu segundo mandato na Câmara dos Deputados.

Sua primeira eleição foi em 1994, como deputado estadual. Sua liderança despertou a atenção do governador Mario Covas, que o convidou para ser o primeiro secretário de Habitação de seu governo, cargo que ocupou de 1995 a 1996. São dele iniciativas que inovaram o programa habitacional paulista: a distribuição das casas por meio de sorteio público, a assinatura dos contratos preferencialmente em nome da mulher e a reserva de 5% das casas para famílias com portadores de necessidades especiais.

Foi reeleito deputado estadual em 1998. Conciliador e articulado, foi nomeado vice-líder do governo Covas em fevereiro de 2000 para depois responder pela liderança do governo Geraldo Alckmin entre 2001 e 2002. Em 2002, foi eleito para o seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa e no ano seguinte assumiu a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do governo Geraldo Alckmin.

Na Agricultura, recebeu o reconhecimento do setor produtivo pelas ações e programas que implantou e intensificou na secretaria. Sua destacada atuação fez com que fosse eleito presidente do Fórum Nacional dos Secretários de Agricultura, de 2005 a 2006.

Foi eleito deputado federal em 2006. Neste primeiro mandato, que se encerra em fevereiro próximo, Duarte Nogueira teve intensa atuação parlamentar e desde 2008 figura entre os vice-líderes do partido. Em 2009, respondeu pela primeira vice-liderança da bancada. Atuou em comissões de destaque – como a de Agricultura, Orçamento e de Fiscalização Financeira e Controle, na qual fiscalizou, como relator da Subcomissão de Acompanhamento das Obras do PAC, empreendimentos com problemas e indícios de irregularidades em vários Estados brasileiros.

Como deputado de oposição, destacou-se na defesa dos interesses da sociedade e do setor produtivo – como, por exemplo, quando fez campanha pelo fim da CPMF e a favor do Ficha Limpa – e na crítica contundente aos gastos públicos desenfreados, à falta de planejamento para o país e ao adiamento das reformas estruturantes – política, tributária, trabalhista e previdenciária.

Foi reeleito em outubro e agora, como líder da oposição, o tucano destaca o importante papel institucional de fiscalizar com rigor o governo de Dilma Rousseff e de apontar caminhos e soluções para os principais desafios nacionais. No Parlamento, Nogueira promete uma postura firme, consistente e responsável, que vá ao encontro dos anseios dos mais de 40 milhões de brasileiros que votaram no candidato do PSDB em 2010 e de outros milhares que elegeram dez governadores de oposição, sendo oito tucanos, além dos mais de 60 deputados e senadores da legenda que assumem em fevereiro.  (Reportagem: Marcos Côrtes com assessoria/ Foto: Ag. Câmara)

Compartilhe:
26 janeiro, 2011 Últimas notícias 4 Commentários »

4 respostas para “Perfil – Duarte Nogueira”

  1. Clarice Salomão disse:

    ESPERO QUE ELE CONTRIBUA PARA MELHORA EFETIVA DO PAIS ATUANDO COM CRITERIO E COMO OPOSIÇÃO .

  2. EDSON FERREIRA DO NASCIMENTO disse:

    É EXCELENTE PARA O BRASIL TER NA LIDERANÇA DA BANCADA OPOSICIONISTA DO PSDB UM POLÍTICO DA ESTIRPE DO DEPUTADO DUARTE NOGUEIRA. MEUS SINCEROS E EFUSIVOS PARABÉNS AO PSDB E, EM ESPECIAL AO NOBRE DEPUTADO!!!

  3. cristina rahal disse:

    Parabenizo o Deputado Duarte Nogueira pela consciencia do programa habitacionalsaindo o contrato, no nome das mulheres,ás demais criticas á falta de planejamento dos gastos públicos,e demais controles do PAC.eSTE É U
    M Dos papeiis que espero de um polciticco do psdb.cristina rahal/psicologa psicanalista

  4. parabenizo o deputado pela sensibilidade e pela honestidade.cristina rahal/psicologa e psicanalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *