Planejamento urbano


Azeredo defende cumprimento de ações para reconstrução de cidades serranas do Rio de Janeiro

O senador Eduardo Azeredo (MG) defendeu nesta segunda-feira (24) a efetiva adoção de ações estratégicas para reconstruir as cidades atingidas pelos deslizamentos na região serrana do Rio de Janeiro. Segundo o tucano, é necessário que se estabeleçam, o quanto antes, novos planos diretores para impedir construções em áreas de risco e acesso ao crédito para os agricultores e empresários dos municípios afetados.

Para Azeredo, tambem é fundamental definir logo para que locais serão levadas as famílias atingidas pela calamidade. “É necessário fazer com que os planos sejam cumpridos. Essas famílias devem ser realocadas em locais seguros. Não se pode permitir que áreas de risco sejam novamente ocupadas”, defendeu o tucano, que  foi governador de Minas Gerais entre 1995 e 1998.

Segundo o jornal “O Globo”, o processo de recuperação das cidades afetadas já começou a ser articulado entre o governo estadual e as prefeituras locais.  O governo estadual também promete instalar nesta semana agências de fomento para agilizar os empréstimos e estimular a reconstrução da indústria, do comércio e da agricultura da região. Estas agências vão repassar parte dos R$400 milhões anunciados semana passada pelo BNDES para as empresas prejudicadas pelas chuvas.

De acordo com o parlamentar, todas estas ações devem descomplicar a vida dos moradores e recuperar o dano material sofrido pelas famílias o quanto antes.  “Não pode haver burocracia. Será preciso facilitar ao máximo o crédito para que todos possam ter acesso”, afirmou o senador, que em feveiro toma posse como deputado federal eleito pelo PSDB. “Não adianta as autoridades aproveitarem o momento para fazerem uma série de anúncios e depois não cumpri-los. Vai ser preciso reconstruir, sem fantasias, as cidades e dar uma nova vida às pessoas”, completou.

Leia também:

Governo agiu de forma criminosa ao não executar ações preventivas contra enchentes, diz Otavio Leite

Tucanos criticam execução pífia de recursos destinados à prevenção de desastres

Compartilhe:
24 janeiro, 2011 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Planejamento urbano”

  1. Mara Kramer disse:

    Concordo plenamente. É necessário não apenas um pano diretor condizente com as características locais, como um plano urbano que se adecue a geografia. Penso inclusive que se deve fazer um concurso público para definir qual seria o melhor tipo de cidade que queremos. Pode sair daí, um modelo de cidade para zonas montanhosas. O governo deve utilizar nossas cabeças na área do urbanismo, para isto se formam, para servir a sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *