Incompetência comprovada


Novos erros levam senadora a cobrar novamente explicações de ministro da Educação

A senadora Marisa Serrano (MS) afirmou nesta terça-feira (18) que vai mais uma vez interpelar o ministro da Educação, Fernando Haddad, a respeito das falhas que vem ocorrendo nos últimos dias no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no Sisu, o sistema utilizado pelos estudantes para selecionar vagas em universidades públicas. Em 16 de novembro de 2010, o petista compareceu, a pedido da tucana, à Comissão de Educação do Senado para dar explicações sobre os problemas ocorridos durante a aplicação do Enem, ocorrida no dia 6 daquele mês.

A parlamentar do PSDB está recebendo uma grande quantidade de mensagens pela internet reclamando dos problemas de acesso ao Sisu, cuja capacidade de receber as inscrições está aquém do ideal. “É uma vergonha o que está acontecendo. Isso mostra que o governo não está dando a mínima para a educação”, criticou a senadora. “Estamos acompanhando com preocupação os problemas como vazamento de dados, falhas operacionais e erros grosseiros. Tudo isso ficou corroborado com a demissão do presidente do INEP, Joaquim Soares Neto, o que parece comprovar o desacerto total do sistema”, completou.

Marisa chamou a atenção para a denúncia de um pai de aluno dono de um computador de última geração que não conseguiu navegar pelo site do Sisu para fazer a inscrição para obter uma vaga na universidade. “Imagine os estudantes que moram na periferia e que usam computadores em lan houses (geralmente de baixa capacidade)”, afirmou Marisa, indignada. Para ele, “o quadro de desigualdades tende a crescer caso estas distorções permaneçam”. Para a senadora, está claro que o MEC tem um “grave problema de gestão”, visto que não consegue fazer funcionar um sistema conceitualmente bom, embora “venha sendo pessimamente administrado”.

Diante deste quadro, Marisa comenta alguns números para apontar a negligência do ministério: “Se cerca de 4 milhões de candidatos se inscreveram no Enem para disputar 83 mil vagas em 83 universidades federais, certamente qualquer administrador imaginaria que haveria uma demanda volumosa de consultas via internet durante o processo de inscrição”, analisou. De acordo com a tucana, o mínimo que poderia ser feito era dotar o sistema de infraestrutura adequada. Mas para ela, os fatos sinalizam que isso não foi feito pelo governo, “pois tudo é improvisado e não há nenhum planejamento”.

De acordo com Marisa, uma opção que poderia ajudar a superar o problema do Sisu seria utilizar o critério de regionalização dos sites para que o sistema não ficasse sobrecarregado e, com isso, todos pudessem compartilhar igualmente o acesso.

Neste aspecto, Marisa pretende enviar nos próximos dias carta ao ministro Fernando Haddad solicitando informações a respeito das reais condições técnicas e operacionais do Sisu, sobre o volume de investimentos feitos no setor nos últimos anos e sobre qual o planejamento estratégico realizado para atender as demandas, alem de sugerir que as inscrições sejam feitos por sites regionalizados e interligados. (Da redação com assessoria de imprensa/ Foto: Ag. Senado)

Compartilhe:
18 janeiro, 2011 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Incompetência comprovada”

  1. É uma vergonha o que o governo federal fez com a educação nos últimos 8 anos. Descaso, deboche, negligência. Senadora Marisa faz muito bem em cobrar, em nome de nós, jovens do Brasil, informações do incompetente ministro da educação.

    Não podemos esperar melhorias significativas por parte do governo Dilma, até porque vimos que educação esteve fora dos programas eleitorais de quando era candidata. Falou vagamente enquanto Serra propos um pacto pela educação e medidas pontuais e importantes. É a diferença entre preparo e Amadorismo. A diferença entre PT e PSDB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *