Problemas sem fim


Novas falhas no Enem comprovam incompetência do MEC, afirma Otavio Leite

O deputado Otavio Leite (RJ) afirmou nesta segunda-feira (17) que a incompetência do governo federal fez com que os problemas e erros no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) continuassem em 2011. Estudantes vem relatando nos últimos dias dificuldades para acessar as notas do exame 2010 e também para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Para o tucano, as novas falhas só comprovam, mais uma vez, a total incapacidade do governo federal para resolver a questão.

Diante dos protestos dos estudantes, o Ministério da Educação adiou de terça para quinta-feira (20) o prazo de inscrições no Sisu.  No entanto, o MEC afirmou que a prorrogação não se deve aos problemas de acesso enfrentados pelos alunos, mas em virtude de uma decisão judicial que determinou a ampliação da reserva de vagas para estudantes originários de escolas públicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pelas dificuldades dos alunos da região serrana do Rio se inscreverem devido às chuvas.

Play
baixe aqui

O deputado espera que até quinta-feira os estudantes possam acessar a página sem dificuldades. “O que estamos observando é um procedimento extremamente penoso para muitos jovens brasileiros que deveriam conseguir fazer essas inscrições facilmente”, avaliou.

A estudante Gabriella Ferreira Carneiro, do Rio de Janeiro, disse em entrevista ao site “G1” que  tentou recuperar a senha, mas não conseguiu. Relatou que recebeu outra, provisória, mas ao tentar usá-la no site do MEC apareceu como inválida. “Falam que é para ligar para o 0800, mas é impossível falar. Ligo desde as 8h”, afirmou. Já Patrícia Oliveira do Nascimento, também moradora do Rio, chegou a acessar a nota às 23h da última quinta-feira (13). Meia hora depois tentou de novo e não conseguiu mais. Ambas estão preocupados com a possibilidade de não conseguir se inscrever no sistema, que selecionará estudantes para cerca de 83 mil vagas em universidades públicas do país. Na rede social Twitter, os problemas no Sisu se tornaram o assunto mais comentado do dia, com dezenas de mensagens indignadas dos jovens.

Segundo Otavio Leite, o governo errou ao não ter se preparado para receber estas inscrições. “É claro que um sistema desse será muito acessado e haverá uma sobrecarga de credenciamentos”, avaliou o tucano, ao considerar “inadmissível” o governo federal não ter se preparado para aumento no número de acessos no portal do MEC. Nos últimos dois anos, os inscritos no Enem têm enfrentados uma série de problemas, como vazamentos de dados pessoais e das provas, além de modificações na data do exame.

No Twitter, a revolta dos estudantes

Indignados com as dificuldades para se inscrever no Sisu ou para consultar a nota do Enem, dezenas de estudantes postaram mensagens no Twitter, fazendo com o que o termo #Sisu aparecesse em primeiro lugar nos chamados “Trending Topics”, ou seja, os assuntos mais comentados da rede social. Veja abaixo apenas alguns exemplos:

@rayssabelmontG #sisu + #fies + #enem = teste de paciência

@michael_swag não estou conseguindo ver minha nota do #ENEM ):

@NiinhoChavez #ENEM: Enganação Nacional do Ensino Médio. #INEP: Incompetência na Elaboração de Provas. #SISU: Sistema Impossível de Ser Utilizado.

@mahboing Vc quer participar de uma prova de resitência? Precisa ter feito o #enem tentado acessar o #sisu e ter esperanças no #ProUni

@Felipeearaujo #SiSU = Sistema Inovador de Sofrimento Universitário

@barbara_azevedo Desde meio dia tentando fazer minha inscrição no #sisu e até agora nada!! eee Brasil!!!

@tomfisio #sisu 2011 a piada da vez…. alguem com um atalho pra entrar nesse negócio? pq pelo caminho normal ja joguei a toalha…aff

@joaofornac Ainda tentando acessar o #sisu… MAS NÃO CONSIGO!

@Tatti_Sousa Ninguém merece esse site do #sisu, nem a pagina de notas de corte quer abrir..

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Eduardo Lacerda/Áudio: Elyvio Blower)

Leia também:

Candidatos do Enem não podem ser lesados pela incompetência do governo, afirma Raquel Teixeira

Compartilhe:
17 janeiro, 2011 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Problemas sem fim”

  1. Dalvo Queiroz Pereirra disse:

    ESTA E MAIS UMA DAS MUITAS INCAPACIDADES DO GOVERNO DO PT, TROCAR A AMIZADE PELA CAPACIDADE, NA HORA DE NOMEAR DIRIGENTE PELA OS ORGÃOS,ESPERO QUE A OPOSIÇÃO ESTEJA ATENTA E ATUANTE DURANTE TODO O GOVERNO DO PT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *