Novos tucanos


Seis deputados do PSDB assumem mandatos na Câmara

Novos deputados do PSDB tomaram posse nos últimos dias na Câmara após a saída dos titulares, que deixaram o Congresso para ocuparem posições de destaque nos estados, sobretudo de secretários. O deputado Andre Montoro (SP) assumiu esta quarta-feira (5) a vaga do deputado Silvio Torres (SP), novo secretário de Habitação do governo Geraldo Alckmin. Economista e professor da Universidade de São Paulo (USP), Montoro afirmou que a reforma tributária é o foco da sua atuação.

“Pretendo defender a simplificação e a desburocratização do sistema tributário brasileiro. A recente pesquisa do Banco Mundial colocou o Brasil na rabeira de 124 países exatamente nesse quesito da complexidade tributária. Algumas providências legislativas se tornam necessárias para que possamos reduzir essa burocracia no pagamento de impostos”, afirmou (foto ao lado). O tucano foi secretário de Economia e Planejamento no governo Mário Covas.

Também empossado hoje, o deputado Antonio Carlos (MG) substitui Narcio Rodrigues (MG), que assumiu a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do governo Antonio Anastasia. O parlamentar afirmou que é defensor do pacto federativo dos municípios. “Sou um deputado municipalista. É de extrema importância um novo pacto federativo, para que os municípios tenham mais verbas diretas da União”, destacou.

Formado em Pedagogia e ex-secretário de Educação no município mineiro de Ipatinga,  o tucano defendeu a criação de uma universidade pública do Vale do Aço, região metropolitana localizada no leste de MG. Antonio Carlos cobrou ainda a duplicação da BR 381, estrada federal conhecida como “rodovia da morte”.

O deputado R. Sá Filho (PI) assumiu nesta terça-feira (4) na vaga de Átila Lira (PSB-PI). As prioridades do tucano, formado em Direito e empresário, são as áreas de educação, indústria e comércio. “A educação é a base de tudo. Já os setores da indústria e do comércio garantem a geração de empregos, a oportunidade dos cidadãos saírem da informalidade e possuírem um trabalho digno”, ressaltou. Também ontem o deputado Flávio Antunes (PR) havia assumido no lugar de Luiz Carlos Hauly (PR), novo secretário da Fazenda do Paraná.

Por sua vez, o deputado José Carlos Stangarlini (SP) retornou à Câmara no lugar do deputado Emanuel Fernandes (SP), nomeado secretário de Planejamento no governo paulista. Já o deputado Viegas (PB) assumiu em 30 de dezembro em substituição a Rômulo Gouveia (PB), que é o novo vice-governador da Paraíba.

(Reportagem: Alessandra Galvão/Fotos: Agência Câmara/Áudio: Elyvio Blower)

Texto atualizado às 19h46

Compartilhe:
5 janeiro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *