Gestão incoerente


Governo percebeu a incapacidade para administrar aeroportos e agora defende privatização, diz tucano

O deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) criticou nesta terça-feira (4) a contradição da presidente Dilma Rousseff, que decidiu entregar à iniciativa privada a construção e a operação dos novos terminais dos aeroportos paulistas de Guarulhos e de Viracopos, dois dos principais do país. O objetivo oficial do pacote é desafogar terminais que serão vitais para a Copa do Mundo de 2014. O tucano lembrou que a privatização sempre foi criticada pelo PT. Agora, depois de oito anos do governo Lula, a nova presidente percebeu, segundo o parlamentar, que o Executivo é “incapaz” de gerir o setor. Durante a campanha presidencial, Lula e Dilma tentaram rotular de “privatizante” o então candidato do PSDB ao Planalto, José Serra.

“O PT vem se caracterizando como um partido que prega uma proposta e faz outra completamente diferente. A presidente Dilma vai na contramão do que ela disse durante toda a campanha quando oficializa a intenção de privatizar aeroportos. O partido sempre foi contra as privatizações e estão usando desse expediente porque são incapazes de garantir uma gestão de qualidade no sistema aeroportuário”, destacou Gomes de Matos.

Play
baixe aqui

Segundo a “Folha de São Paulo”, o anúncio de Dilma faz parte de pacote que será baixado por meio de medida provisória, talvez ainda neste mês. De acordo com o deputado, o mecanismo não é o mais correto. O tucano espera que Dilma não repita a prática de Lula de editar MPs em excesso. “Fazer isso por medida provisória demonstra que não há planejamento a médio e longo prazos para o país e que todos os problemas serão resolvidos por MPs. Esperamos que não vire praxe administrar o país por medida provisória”, reiterou.

A proposta do Executivo deve incluir também a abertura do capital da Infraero, estatal responsável pela administração do setor aeroportuário, e a criação de uma secretaria ligada à Presidência da República para cuidar da aviação civil.

O deputado pelo Ceará explicou que o PSDB é a favor da privatização de determinadas áreas, já que o governo não consegue operar com eficácia áreas importantes. O tucano defendeu também o fortalecimento e a autonomia dos órgãos de regulação do setor privado. “O que precisamos não é privatizar por privatizar, mas sim fortalecer as agências reguladoras e dar autonomia a elas. Esses órgãos não podem continuar sendo patrulhados pelo PT”, ressaltou.

Setor precisa de R$ 5,5 bilhões para funcionar durante a Copa

Segundo a Infraero, o governo federal precisa investir R$ 5,5 bilhões nos aeroportos ligados às 12 sedes da Copa. A avaliação dentro do governo é que a estatal não terá condições técnicas para, sozinha, bancar esses projetos. As empresas TAM e Gol manifestaram interesse na construção e operação de novos terminais. O prazo da concessão deve ser de 20 anos. (Reportagem: Alessandra Galvão/Foto: Eduardo Lacerda/Áudio: Elyvio Blower)

Leia também:

Proposta de Dilma para o setor aéreo é a mesma apresentada por Serra e rechaçada pelo PT

Compartilhe:
4 janeiro, 2011 Últimas notícias 2 Commentários »

2 respostas para “Gestão incoerente”

  1. Angelo de Oliveira Filho disse:

    Boa noite, é muito boa esta materia e cncordo sim que o PT sempre foi contr as privatizações e ate rotulou o nosso candidato José Serra como Privatizador de tudo. Lembro wque neste ano temos de ser OPOSIÇÃO as idéias furadas do governo PT que nunca teve e nunca teve e nunca terá competência para gerir nada na vida e deixar isso bem claro para a mídia e população Brasileira. Vamos ser opositores de verdsade e mostrar como é administrado um País como o Brasil.
    Abraços.

  2. NILSON PASSOS NOGUEIRA disse:

    Devemos expor esta proposta da presidente,como sendo uma “CAPITULAÇÂO” do PT às propostas defendidas por Serra e por todo o nosso partido o PSDB, como sendo as melhores propostas para o setor. Finalmente o Governo de Dilma Rousseff se rendeu às mais claras evidências de que a solução para a melhoria dos aeroportos brasileiros passa pela tão execrada prática das privatizações. Cabe ao PSDB expor a presidente, e fazer com que ela arque com o custo político desta decisão contrária ao que defendeu na Campanha.Sugiro que o PSDB ,em suas declarações à mídia,em entrevistas, diga que o PT faz sua PRIMEIRA PRIVATIZAÇÃO, menos de uma semana depois de assumir o Poder; que o PT tem duas caras, uma para enganar o Povo Brasileiro com bravatas durante a Campanha e outra para COPIAR as propostas da Oposição por sim considerá-las, as melhores e as mais adequadas.
    Devemos faturar politicamente, inclusive dizendo que as nossas teses são sim as melhores e que o PT, apesar de ter ganho a eleição presidencial, não tem Agenda, e nem a menor idéia de como preparar o país para eventos de grande visibilidade mundial como Copa do Mundo de 2014 ou Olimpíadas em 2016,expondo todos nós brasileiros ao fiasco da sua incomPeTência.Nilson Passos Nogueira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *