Autoidolatria absurda


Líderes tucanos repudiam batismo de área do pré-sal como campo de Lula

Os líderes do PSDB na Câmara e no Senado, deputado João Almeida (BA) e senador Alvaro Dias (PR), respectivamente, condenaram nesta quarta-feira (29) o anúncio da Petrobras de que o campo de Tupi será batizado como campo de Lula. A prática é expressamente proibida pela Constituição Federal em seu artigo 37, princípio incorporado por leis orgânicas de municípios e constituições estaduais. Diz o texto: “A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos”.

Para João Almeida, a proposta é uma afronta à legislação. “Uma das marcas mais fortes do governo Lula foi a transgressão das leis e da Constituição. Agora no final do seu governo ele está utilizando todos os meios possíveis para a autoidolatria. Esta denominação proposta ao campo de Tupi é o último ato que ele pratica”, declarou.

Já Alvaro Dias considerou a ideia “absurda”. “É um absurdo. Os espertalhões hão de afirmar que Lula é uma espécie do mar. São os manipuladores, os marqueteiros do mal. Nós temos que repudiar essa tentativa. É preciso mais respeito por parte das autoridades que estão brincando com o Brasil”, reprovou o senador.

Play
baixe aqui

Tupi era o nome provisório da área descoberta. Na proposta, encaminhada à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a Petrobras sugeriu que Tupi e Iracema sejam batizados como Campo de Lula e Campo de Cernambi, respectivamente. De acordo com a empresa, os campos no mar devem ter, segundo orientação da agência, nomes de espécies da fauna marinha.

A Petrobras na condição de operadora do Bloco BMS-11, localizado na Bacia de Santos, e a ANP declararam também a comercialidade das reservas de petróleo e gás nas áreas de Tupi e Iracema. Juntos, os dois campos têm volume recuperável e 8,3 bilhões de barris de óleo equivalente (petróleo e gás).

Atribuir nome de pessoa viva a bem público é proibido também pela Lei 6454/77. A legislação prevê até a perda do cargo ou função pública aos responsáveis por esse tipo de infração.

Segundo o líder tucano na Câmara, a Constituição é muito clara e essa denominação do campo de Tupi é inadequada. “Quem tem valores morais não vai nunca permitir isso, mas quem já tem por norma transgredir a lei vai incentivar, bater palmas e achar bom”, afirmou Almeida.

“O Brasil não é só o time do Lula. Há brasileiros que não se conformam com esse modelo de governo no país e não cogitam homenageá-lo. Há que se respeitar o país e a sociedade plural. O Brasil não é uma propriedade privada, não é uma fazenda com capataz para administrá-la”, acrescentou Alvaro Dias. (Reportagem: Alessandra Galvão e Lúcio Lambranho/ Foto: Eduardo Lacerda/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
29 dezembro, 2010 Últimas notícias 3 Commentários »

3 respostas para “Autoidolatria absurda”

  1. Antônio Carlos de Araújo disse:

    Prezados Srs. Álvaro Dias e João Almeida,

    Eu acabara de ler esta notícia no jornal “O Globo” quando me deparei com esta informação no blog. Inclusive fiz minha crítica lá.

    Acho verdadeiros achincalhe e deboche com a coisa pública. Esta tem sido a prática deste governo petista desde quando seus arautos fizeram o Palácio do Planalto suas Camarilha. O rei todo poderoso com seus ares de ditador quer fazer do teu último ato de governo mais um ilícito, afrontando a lei mais uma vez.

    O PSDB não pode deixar isto passar, mesmo com o mais vil argumento dos petralhas de que lula é um animal da flora marinha.

    Abraços

    Boa noite.

  2. Foi a gota d’água tal fato.
    Está na hora de reagir a isso com tudo que a lei permite.

    Precisamos buscar união de várias áreas da sociedade para combater isso (apoio dos mais pobres, dos estudantes, dos trabalhadores e funcionários públicos que são éticos, dos militares das Forças Armadas, das Religiões e de Juízes e Ministros do Supremo – que está sendo severamente atacado – além de todos os políticos de oposição ao PT e outras áreas da sociedade que juraram e prometeram manter o Brasil livre e verdadeiramente brasileiro!).

    Amigo do PSDB ou simpatizante, é nosso o maior dever para o Futuro (e lhe convoco já a isso, como o mais duro e único combate que você terá junto a outros) proteger o país deste tipo de atitude, da corrupção e adonação das coisas públicas.

    Se você jurou manter o país livre é do lado do PSDB e do meu que deve se posicionar. Se jurou manter o país da maneira correta e certa é do lado de que se opõe a este governo do PT.

    Então convoco moralmente, inclusive, a combatermos:

    1 – Discutindo ideias nocivas ao país e fazendo elas serem proibidas pelos dispositivos legais.

    2 – A se filiar no PSDB se é possível (só procurar o PSDB na sua cidade ou no Estado – pelo correio inclusive).
    Entre no site do PSDB do seu estado (digite PSDB e o seu estado – exemplo: PSDB RS).

    E procure informações, filiados e unidos seremos sempre mais fortes.

    3 – Busque apoio dos outros, comente com as pessoas na rua, comente com os amigos e espalhe a informação de que as coisas estão erradas e de que isso não vai indo bem. É assim que o PT e a PF aparelhada pelo PT vem fazendo com as pessoas leigas. Precisamos combater isso imediatamente.

    Convoco a todos então! Vamos combater e fazer este país ser ético e justo.
    Não podemos deixar na mão de poucos o que é de todos.

    Vamos reagir! Temos que combater e temos ferramentas para isso!
    Usem a Internet, a palavra, o conhecimento, a insatisfação e até de pequena revolta manifestada legalmente com seu não ou com o seu “Isso não é verdade”. Manifeste isso, reaja, as pessoas querem que tenha medo mas não existe porque ter medo! Fale que está errado e leve adiante.

    Grande Abraço e um 2011 de Combate ao que há de errado!!

  3. Angelo de Oliveira Filho disse:

    Realmente um absurdo após o outro. Este governo foio mais corrupto de toda a história dfo Brasil, inclusive o que mais matéria paga veiculou na midia. O PSDB não pode deixar isso passar. É um verdadeiro afronte ao povo BRASILEIRO. Tudo bem que temos um presidente “semi analfabeto” mas o verdadeiro povo do Brasil não é analfa. Temos de seguir as leis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *