Risco de hegemonia política


Em discurso de despedida, Cláudio Diaz alerta para enfraquecimento da democracia

O deputado Cláudio Diaz (RS) despediu-se hoje da Câmara com um discurso em defesa da democracia e com uma alerta para os riscos de mexicanização da política brasileira e da ditadura do partido único.“Venho aqui lembrar o profético alerta do saudoso senador Jefferson Peres para os riscos da mexicanização da política brasileira”, apontou o tucano. “O senador amazonense sabiamente nos advertia sobre a tentativa de pasteurização da política e da imposição de uma força hegemônica baseada na troca de favores e cargos, com a prevalência da corrupção e do compadrio na gestão pública”, completou.

O parlamentar acredita que o Brasil vive um momento de extremo perigo para a segurança de suas instituições. “Estamos caminhando, de forma célere, para uma espécie de ditadura de partido único”, reiterou. “Utilizando-me de uma expressão cara ao nosso chefe do Executivo, lamento saber que ‘nunca antes na história do nosso país’ um presidente da República, eleito de forma democrática, declarou a necessidade de extermínio de um partido político. Não me recordo de ter acompanhado, desde a restauração do Estado de Direito, um processo de caça aos membros dos partidos de oposição como o que vivemos agora”, declarou o deputado. Durante comício em setembro ao lado da então candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, Lula defendeu que o DEM fosse “extirpado” da política brasileira.

Para o deputado, a oposição deve existir em qualquer regime que se queira democrático. E no Brasil, mesmo contando com um número bem menor de parlamentares no Congresso Nacional, a oposição conseguiu melhorar propostas de origem governista. Lembrou, por exemplo, o aperfeiçoamento dos projetos que regulam a exploração do petróleo, estendendo o benefício dessa riqueza com a distribuição dos royalties do pré-sal a todos os estados, e não apenas entre aqueles que produzem petróleo. “Graças ao trabalho da oposição, 5% do Fundo Social do pré-sal poderão ser utilizados para custear o aumento dos benefícios de aposentados que ganham mais de um salário mínimo”, recordou.

Atuação nas comissões

Cláudio Diaz destacou o trabalho que realizou nas Comissões de Agricultura e na de Viação com a votação de propostas que visam a modernização da infraestrutura de transportes do país, a fim de melhorar os serviços, gerar empregos e ajudar a atender às demandas da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.

Também relembrou sua passagem pela Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) e de sua luta pela duplicação da BR-392, no trecho entre as cidades de Pelotas e Rio Grande (RS). “Liderei o movimento na Câmara dos Deputados para cobrar o início das obras de duplicação da BR-392, rodovia fundamental para o desenvolvimento da região”, afirmou. “Para tanto, agendei audiências no Ministério dos Transportes e na Agência Nacional de Transporte Terrestre, além de ter buscado, junto ao Tribunal de Contas da União, soluções para as pendências do projeto, como as licenças ambientais, permitindo a liberação do mesmo”, declarou.

Herança bendita de Yeda Crusius

O deputado tucano também criticou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “O balanço de realizações do PAC continua sendo inflado com dados sobre financiamentos habitacionais, que segundo o portal Contas Abertas carregam 48% dos resultados do programa”, reprovou. Segundo ele, estados que historicamente sempre contribuíram com o desenvolvimento nacional e que pleiteiam recursos para a manutenção de sua produtividade, como o RS, sofreram discriminação de ordem ideológica em função de serem governados por partidos de oposição.

“Mesmo com tal tratamento, o Rio Grande do Sul, depois de 40 anos de déficits acumulados e crescentes até o nível do investimento zero, volta a crescer graças a seus próprios esforços, dando um exemplo cabal da forma de bem governar”, ressaltou o parlamentar. “Com o saldo de R$ 3,6 bilhões que devem estar no Caixa Único (Siac) no último dia do ano, a governadora Yeda Crusius deverá ser a gestora que mais recursos deixou disponíveis para o sucessor desde a criação do Siac”, destacou Diaz. Além disso, acrescentou, o governo deverá ser entregue com pagamentos em dia, com resultado fiscal suficiente para o pagamento da dívida, com déficit zero e diversas obras em andamento.

Agradecimento aos gaúchos

O parlamentar do PSDB agradeceu a todos os gaúchos, “que me concederam a suprema honra de representá-los e, nessa eleição, colocaram-me como primeiro suplente do PSDB”. “Ao meu povo só tenho a repetir as palavras do apóstolo Paulo: combati o bom combate, acabei a corrida, guardei a fé”, concluiu.

(Da assessoria do deputado/ Foto: Ag. Câmara)

Leia AQUI a íntegra do pronunciamento (Grande Expediente, 15h26)

Compartilhe:
21 dezembro, 2010 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Risco de hegemonia política”

  1. Julia Rosa da Cruz disse:

    Que Democracia? O Resultado do Senso já diz tudo, Brasil subiu de 41. lugar para 46. lugar em termos de Democracia,já não estamos em plena Democracia há tempo, tendo em vista que os nossos governantes não houve o clamor do povo, comanda o Brasil como bem quer em defesa de interesses proprios, é isso que estamos presenciando, infelizmente.

    Boas Festas.

    Julia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *