Caos anunciado


Macris: mesmo alertado, Planalto não agiu para evitar problemas nos aeroportos

O deputado Vanderlei Macris (SP) afirmou nesta segunda-feira (20) que os problemas registrados nos aeroportos brasileiros nos últimos dias fazem parte de um caos anunciado. Segundo o tucano, atrasos e cancelamentos de voos das principais companhias que operam no país poderiam ser evitados se medidas preventivas tivessem sido adotadas pelo governo federal. A média de atrasos em voos superior a 30 minutos passou de 12,6% até novembro para 20,7% na primeira quinzena de dezembro.

“A responsabilidade é única e exclusivamente do governo, que alertado para o problema não tomou providências, não investiu e hoje temos o final de ano ameaçado para os usuários do  sistema aéreo. O crescimento da demanda era algo absolutamente previsível, assim como estava visível a necessidade de ampliação dos aeroportos, algo que não ocorreu por incapacidade de gerenciamento da gestão petista”, criticou o tucano.

Play
baixe aqui

No último final de semana antes das festividades de fim de ano, passageiros de todo o país enfrentaram dificuldades Em São Paulo, o aeroporto de Guarulhos acumulou no sábado 133 atrasos (36% dos 361 voos programados) e 11 cancelamentos. Já Congonhas teve 41 atrasos e 14 cancelamentos no sábado e 15 no domingo.

Apesar de parte dos problemas terem ocorrido por causa da  nevasca que atingiu o hemisfério norte ontem, especialistas afirmam que a situação se agrava porque houve um grande aumento no número de viagens e os terminais operam no limite. Além disso, as companhias estão voando com escalas de trabalho muito apertadas. Com isso, contratempos como uma chuva mais forte ou pane em alguma aeronave são suficientes para provocar um efeito cascata. O quadro pode se complicar ainda mais se os funcionários do setor cumprirem a promessa e realizarem a greve marcada para o dia 23, antevéspera do Natal.

“Essa falta de infraestrutura e de gerenciamento da questão de pessoal, aliada à ausência de investimentos, nos dá claramente a ideia de que esse será um fim de ano difícil para os que utilizam o sistema aéreo. O governo não tem condições de dar conta do aumento de demanda porque não se preparou, não investiu e não planejou o funcionamento do setor diante desse aumento de passageiros”, apontou Macris.

O aumento na quantidade de voos já supera a média de 2009. Nos primeiros dias deste mês, a média diária tem ficado em torno de 5.600 operações – 12% a mais que no ano passado. Levando-se em conta os aeroportos regionais, onde operaram os táxis aéreos e os jatos executivos, a média nacional gira hoje entre 8 mil e 9 mil movimentos diários. (Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Eduardo Lacerda)

Leia também:

ITV: voo que sai na hora é miragem na paisagem dos aeroportos brasileiros

Compartilhe:
20 dezembro, 2010 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *