Entrevista ao JN


Eduardo Gomes critica omissão do Planalto no monitoramento do capital estrangeiro em empresas de comunicação

Novamente o debate sobre o aporte de capital estrangeiro nas empresas jornalísticas e de internet que produzam conteúdo noticioso foi tema de reportagem no “Jornal Nacional” com a participação do deputado Eduardo Gomes (TO). Na última quarta-feira (15) o programa  destacou a escolha do deputado Bilac Pinto (PR-MG), pela Comissão de Ciência e Tecnologia, para ser o relator que analisará as denúncias de participação de grupos estrangeiros em empresas de comunicação além do permitido por lei (30% do capital).

Para o tucano, o colegiado fez uma ótima escolha, pois Bilac “é um parlamentar íntegro, trabalhador e bastante atuante”. Eduardo Gomes cobra a investigação quanto a omissão do governo, que acaba permitindo a abertura indiscriminada do mercado em desobediência à Constituição ao aceitar que qualquer grupo de mídia global se instale no país como empresa jornalística via internet.

“As normas constitucionais da comunicação social não podem ser preteridas só porque se mudou o meio físico ou eletrônico pelo qual os produtos são veiculados. A atividade jornalística tem plena capacidade de influenciar a formação de opinião, de ideologia e da agenda social, política e cultural, impactando na identidade e na cultura nacional”, destaca o parlamentar.

Leia AQUI a íntegra da reportagem veiculada no JN.

Ouça AQUI reportagem da Rádio PSDB sobre o assunto.

Compartilhe:
16 dezembro, 2010 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *