Usuários em risco


Macris quer ações rápidas do governo federal para evitar caos aéreo no final do ano

O deputado Vanderlei Macris (SP) afirmou nesta quarta-feira (15) que a falta de infraestrutura nos aeroportos brasileiros é resultado da total incapacidade do governo federal no setor aeroportuário. O tucano participou de reunião conjunta das comissões de Defesa do Consumidor e de Viação e Transportes da Câmara para discutir os recentes atrasos e cancelamentos de voos.  O parlamentar cobrou uma ação rápida dos órgãos de fiscalização para evitar um novo caos aéreo neste final de ano com o aumento da demanda.

No começo deste  mês, funcionários das empresas aéreas realizaram operação padrão para melhorar suas condições de trabalho e dos seus salários. A questão trabalhista, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), gerou, somente no último dia 6, atrasos de mais de meia hora em 25% dos voos domésticos agendados até as 16 horas em todo o país.

Segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), os profissionais são pressionados a voar além do limite de horas permitido pela legislação, o que põe em risco a segurança dos voos e a saúde dos operários. Entre outras reivindicações, os trabalhadores querem a contratação de mais pessoal e reajuste de 15%. Funcionários do setor decidiram fazer uma paralisação a partir do dia 23 em todo o país se a proposta do aumento salarial da categoria não for aceita pelo sindicato patronal. Eles reivindicam reajuste de 30% para quem recebe o piso e 13% para os demais.

Para Macris, essa situação de baixos salários e funcionários trabalhando no limite é a demonstração que o governo e as empresas aéreas não estão dando a devida atenção para um problema sério como esse. O tucano considerou preocupante a manifestação feita pelos sindicatos de que há uma deficiência grande no atendimento das empresas aos usuários, além da falta de segurança. “O sindicato disse que os tripulantes estão trabalhando muito. Os funcionários estão sendo acionados nas suas folgas e voando no limite. Isso compromete a vida dos usuários”, afirmou.

Segundo o tucano, os representantes das empresas aéreas participam das reuniões na Câmara para discutir o assunto, mas nunca propõem uma real solução para o problema. “A infraestrutura está cada vez mais dramática do ponto de vista da preparação e do crescimento de demanda que temos no país”, lamentou o parlamentar.

Na reunião, representantes do setor também afirmaram que o principal motivo dos transtornos no começo de dezembro foi o mau tempo. Macris considerou “inadmissível” esse argumento.  “Problemas meteorológicos ocorrem sempre. O governo e as empresas aéreas não se preocuparam em criar condições para um sistema que desse conta desse aumento de demanda que já era previsto”, completou. 

Play
baixe aqui

(Reportagem: Letícia Bogéa com informações da Agência Câmara/Foto: Eduardo Lacerda/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
15 dezembro, 2010 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *